1/3
A equipa sénior masculina de futsal do Portimonense está a rubricar um notável arranque de temporada e soma oito vitórias e dois empates em dez jogos oficiais. Os algarvios lideram a Série B da 2ª Divisão, tendo já garantido a presença na fase de subida, e vão disputar a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, além de se encontrarem em boas condições para assegurar a participação na Taça da Liga.
"Melhor, nesta fase, era impossível!", sustenta Paulinho Rocha, coordenador do futsal do Portimonense. "A época tem corrido bem, mas resta ainda muito caminho para percorrer e o objetivo passa por mantermos este registo positivo, com a consciência de que enfrentaremos obstáculos de elevado grau de dificuldade", adianta.
O primeiro passo para este ciclo positivo residiu na formação do plantel. "Conseguimos manter mais de metade dos jogadores da época passada, acrescentando qualidade, com o recrutamento de gente que sabíamos que vinha efetivamente ajudar. Isso deixou-nos mais fortes, mais competitivos, sabendo nós que a Série B da 2ª Divisão, a Zona Sul, é muito dura, com várias equipas de reconhecidos pergaminhos no futsal nacional", sublinha Paulinho Rocha. Vitinho (ex-Modicus), Tomás Ferreira (ex-Sassoeiros), Liedson Varela (ex-Fundão, já foi campeão nacional pelo Sporting), e Filipinho e André Rochato, ambos ex-Albufeira Futsal e de regresso a uma casa conhecida, foram as caras novas asseguradas para esta temporada.
O primeiro objetivo está conseguido. "O apuramento para a fase de subida era a principal meta traçada. Desde logo, fica garantida a permanência na 2ª Divisão... E, depois, como consequência do que temos vindo a fazer, todos os sonhos são possíveis, incluindo o regresso ao escalão principal do futsal português. Com alguns ajustes e reforços em janeiro, talvez se criem condições para que o Portimonense e o Algarve voltem ao patamar superior, com a importância que isso terá para o clube, a cidade e a região", frisa o coordenador dos alvinegros. Recorde-se que o Portimonense foi, até ao momento, a única equipa do Algarve a competir na 1ª Divisão, durante quatro épocas consecutivas, entre 2019/20 e 2022/23.
O projeto do futsal do Portimonense inclui uma forte aposta nos escalões de formação, com a participação nos diversos campeonatos da Associação de Futebol do Algarve, traduzida na presença de muitos jogadores da casa no plantel principal, casos de Pedro Bartolomeu, Tiago Amorim, Santi ou Afonso Serra.
Algarvios lideram Série B da 2ª Divisão e estão presentes em todas as frentes
Seleção Nacional voltou a superiorizar-se e resultado não deixa margem para dúvidas (7-1)
Leões bateram os gregos por 8-3
Seleção discute esta sexta-feira com a Argentina a passagem à grande decisão do Mundial feminino de futsal
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Técnico levou o Henan FC pela primeira vez à final da prova e falou da experiência a Record
Clube da primeira divisão do futebol do México