Ana Rute garantiu este domingo que o objetivo da seleção feminina passa por "dar uma resposta positiva" frente a Malta, na terça-feira, no encerramento do Grupo B3 de qualificação para o Europeu de 2025.
"O nosso objetivo - não só meu, mas de todas as minhas colegas que ainda não tiveram oportunidade, ou que jogam menos, e as que jogam mais de igual forma - é dar uma resposta positiva, até porque não foi o resultado que queríamos", expressou a futebolista do Sporting de Braga, em conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Na sexta-feira, em Zenica, após quatro vitórias, a equipa das 'quinas' não foi além de um 'nulo', mas passou a somar inalcançáveis 13 pontos, garantindo, assim, a subida à Liga A da Liga das Nações 2025/26.
Apesar de a equipa comandada por Francisco Neto entrar em campo com o seu objetivo já alcançado, Ana Rute prometeu total dedicação de toda a equipa para reagir ao empate registado na Bósnia-Herzegovina com uma vitória na partida de encerramento do grupo.
"Estamos a preparar este jogo exatamente como preparamos todos os outros. É mais um passo na nossa caminhada, e mais uma vitória que queremos muito. Queremos muito continuar invencíveis nesta fase e chegar com boas vibrações ao nosso objetivo", frisou.
Ana Rute ainda não somou minutos na fase de qualificação para o Europeu feminino de 2025 e confessou ainda acalentar a esperança de competir.
"Gostava muito e é para isso que trabalho todos os dias", frisou.
Após cinco de seis jornadas, Portugal lidera o Grupo B3 com 13 pontos, contra sete de Irlanda do Norte e Bósnia-Herzegovina e apenas um de Malta, que empatou (0-0) no reduto das irlandesas no primeiro jogo e depois somou quatro derrotas seguidas.
Portugal encerra esta fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025 na terça-feira, em Leiria, onde, a partir das 18:00, recebe Malta, formação que bateu fora por 2-0, com golos de Carole Costa (penálti) e Ana Capeta, em 9 de abril.
Por LusaNádia Bravo apontou o golo luso em mais teste proveitoso
Navegadoras saem derrotadas no segundo teste com as norte-americanas mas voltam a deixar bom sinais
Autora do golo da primeira vitória sobre americanas, dada como inapta, foi dispensada
Selecionador não duvida que EUA vão reagir à primeira derrota com Portugal, mas confia na estratégia
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Amor pelo veículo da marca italiana é tão grande que tem automóvel tatuado nas costas