A história… já começou! A seleção nacional feminina arrancou esta manhã os trabalhos em solo holandês com vista ao jogo inaugural, frente à Espanha, desta histórica participação no Campeonato da Europa. Eram 10H30 quando a equipa das quinas chegou ao centro de treinos de Oirschot Vooruit, a cerca de 10 km do hotel onde a comitiva está instalada. Sob o olhar atento de vários holandeses, que não perderam a oportunidade para matar a curiosidade e observar as craques nacionais, o selecionador Francisco Neto orientou uma sessão em que, nos 15 minutos abertos à comunicação social, foi possível testemunhar a alegria de um grupo que já só pensa… no pontapé de saída.
"Tivemos três semanas de preparação e agora faltam três dias... Este é um sonho para o qual lutamos há muito anos. Temos vindo a trabalhar para estar numa fase final, é histórico, é a primeira vez, e por isso os níveis de ansiedade estão cada vez maiores, dia após dia", admitiu Mélissa Antunes, à conversa com os jornalistas, no final de treino, garantindo que o primeiro impacto desta aventura holandesa "não poderia ser mais positivo."
"Fomos muito bem recebidas, as pessoas foram muito simpáticas e também ficámos muito surpreendidas com toda a organização do staff. Logo que chegámos tivemos um autocarro pintado com a nossa bandeira, todo equipado à Portugal, e no hotel também estava tudo organizado e muito bem pensado. Ficámos muito satisfeitas e sentimo-nos verdadeiramente confortáveis", frisou a médio que atua no Sp. Braga.
Esta tarde, no hotel, pelas 15 horas, a seleção nacional vai reunir com um grupo de árbitros da UEFA, que pretendem explicar às jogadoras as novas regras e esclarecer qualquer dúvida que estas possam ter. Duas horas depois, uma delegação do organismo que tutela o futebol europeu irá também visitar a comitiva nacional para entregar as credenciais da competição. Para as 18h00, está marcado o arranque deste Campeonato da Europa, com a anfitriã Holanda a defrontar a Noruega, num jogo que será acompanhado com atenção pelas jogadoras portuguesas.
"Ainda não está nada definido, mas vamos reunir-nos todas para ver. Temos vindo a acompanhar ao máximo, visitamos os facebook’s e blogs das adversárias, vemos o que é que as outras seleções andam a fazer, como se estão a preparar, porque viver o Euro também é isso. Então, hoje estamos muito ansiosas para ver a abertura", finalizou.
Seleção lusa saiu do Europeu com apenas um empate e duas derrotas nos três jogos da fase de grupos
Jogos particulares vão disputar-se em Chester e East Hartford
Valor será repartido em três áreas
Declarações do selecionador à chegada ao Aeroporto de Lisboa após a eliminação do Europeu
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
João Tralhão, Pedro Machado e António Dias juntam-se ao português na Turquia