Portugal manteve-se no sexto lugar do ranking da FIFA, posição à qual tinha chegado na atualização de abril, numa hierarquia que continua a ser liderada pela Argentina, campeã mundial, anunciou esta quinta-feira o organismo que rege o futebol mundial.
A equipa das quinas tinha regressado ao sexto posto em abril, depois de ter caído para sétimo em novembro do ano passado.
Agora, ainda sem contar com os jogos do Euro'2024, mas incluindo os três particulares disputados imediatamente antes: vitórias frente à Finlândia (4-2) e República da Irlanda (3-0) e derrota diante da Croácia (1-2), Portugal manteve-se à porta do top 5.
O ranking mundial continua a ser liderado pela Argentina, que se mantém no topo desde abril de 2023, ou seja, na primeira atualização após a conquista do Mundial'2022, logo seguida pela a França, vice-campeã, que continua no segundo posto, à frente da Bélgica, terceira.
As únicas alterações entre os 10 primeiros lugares ocorreram com a subida do Brasil ao quarto posto, por troca com a Inglaterra, agora quinta, e com ascensão da Croácia ao nono lugar, em detrimento da Itália, 10.ª.
Entre os adversários da formação comandada por Roberto Martínez, a República Checa, que Portugal bateu por 2-1 na primeira jornada do Grupo F, em Leipzig, é a mais bem colocada, ocupando o 34.º lugar após subir duas posições.
Pelo contrário, a Turquia, adversário da seleção lusa, no sábado, em Dortmund, desceu dois lugares para o 42.º posto, enquanto a Geórgia conquistou uma posição, ascendendo ao 74.º.
Entre as seleções treinadas por portugueses, os Emirados Árabes Unidos, comandados por Paulo Bento, desceram dois lugares, para 69.º, e o Togo, de Paulo Duarte, é agora 120.º, após ter descido sete posições, ao passo que Angola, de Pedro Gonçalves, subiu para 92.º, a Guiné-Bissau, de Luís Boa Morte, ascendeu ao 115.º, e o Kuwait, orientado por Rui Bento, subiu a 137.º.
Médio diz que o bom ambiente que se vive no grupo dos Sub-21 é o sinal de um futuro "risonho" para esta geração
Treinador português está no Zalaegerszeg, clube do principal campeonato magiar
Os dados da GoalPoint
Guardião irlandês defende penálti
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos