1/5
O Portugal-Holanda no Mundial'2006 ficou para a história como um dos jogos mais memoráveis da Seleção Nacional em fases finais pela dificuldade necessária para levar de vencida a laranja de Van Basten, também face ao critério disciplinar do árbitro Valentin Ivanov. 'A Batalha de Nuremberga', como também ficou conhecido aquele embate dos oitavos-de-final da prova, acabou marcado pelos quatro cartões vermelhos que o juiz russo mostrou e as 16 cartolinas amarelas que lhe saíram do bolso.
Apesar do golo decisivo, de Maniche, surgir logo aos 23 minutos, a equipa de Luiz Felipe Scolari sofreu um forte revés 11 minutos volvidos. Apesar de jovem, Cristiano Ronaldo era já uma das estrelas da formação das quinas e foi violentamente atingido na perna pelos pitons do holandês Khalid Boulahrouz, que 'passou' com um amarelo. O quarto árbitro daquele encontro, o mexicano Marco Rodríguez, revelou agora que a lesão de CR7 deverá ter sido premeditada.
"Lembram-se do jogo entre Portugal e Holanda? Cristiano Ronaldo era a sensação e era muito jovem e cravaram-lhe o pé aqui [na perna]. Ele sai lesionado e nesse momento o Marco Van Basten [n.d.r. treinador da Holanda] está a rir-se, a rir-se! A mim não me contaram, eu estava lá. Ele ri-se! O Felipão queria agredi-lo e dizia-lhe: 'Mandaste lesioná-lo com pontapés?' O Mundial não é de romantismo, é uma guerra", contou durante o programa 'SagaFut'.
'Chiquimarco', como também é conhecido o juiz agora retirado, revelou que "o jogo com mais cartões da história dos Mundiais acabou por ficar fora de controlo para os quatro árbitros". "Já não conseguíamos. Eu agarrava o Figo e vinha o murro de alguém, depois vinham os holandeses... Foi um caos!", lembrou Rodríguez.
A verdade é que Portugal rumaria aos 'quartos' e mediria forças com a Inglaterra.
Devy Rigaux, diretor-desportivo do clube, foi o responsável por levar o avançado para a Bélgica
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Portugal fecha este domingo a fase de grupos do Mundial Sub-17
Selecionador revelou os convocados para embate com a Rep. Checa no apuramento para o Euro 2027
Antigo internacional português será a estrela dos El Barrío, no próximo domingo
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Alejo Ciganotto cometeu uma loucura para acompanhar o seu Racing frente ao Flamengo, na primeira mão das 'meias' da Libertadores
Avançado tem 20 participações em golo em 25 jogos disputados pelo Midtjylland
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados
Prémio é referente ao ano de 2025