_
Roberto Martínez assumiu, uma vez mais, que tem o sonho de guiar Portugal à conquista do Mundial'2026. Em entrevista à 'BBC', o selecionador nacional garantiu que tem o "compromisso incrível" de todos os jogadores, voltou a sublinhar o "verdadeiro exemplo" de Cristiano Ronaldo e até garantiu, a fechar, que está disposto a fazer algo que nunca fez caso a Seleção Nacional se sagre campeã do mundo.
"É uma pressão boa. Portugal tem uma tradição enorme de ter sempre lançado grandes jogadores. Estamos a falar de nomes como Luís Figo, João Pinto, Rui Costa... É a tradição em Portugal. Um país que ganhou tudo à exceção do Mundial. Temos um compromisso incrível de todos os jogadores e isso deve-se, provavelmente, ao facto de haver uma mistura de quatro gerações. Do Cristiano, que tem 41 anos, ao jogador mais jovem, que nasceu no ano em que o Cristiano fez a sua estreia pela Seleção. Temos de olhar para a frente. O primeiro passo era conseguir a qualificação. Conseguimos fazê-lo. E acredito que nunca uma equipa chegou a uma grande competição já com o rótulo de vencedora. A equipa vencedora é aquela que conquista o torneio", começou por referir.
E prosseguiu, abordando a relação com Cristiano Ronaldo: "É muito fácil [treiná-lo], muito por conta dos seus padrões altos, das expectativas que tem de como se deve trabalhar e de qual deve ser o compromisso. É um verdadeiro exemplo do que se deve fazer para representar Portugal. E claro que se adaptou. Ao fim de 21 anos na Seleção, fez ajustes. É um goleador, um jogador importante para nós, e o que é importante para mim é aquilo que ele é agora. Como selecionador, ter um jogador que marcou 25 golos nos últimos 30 jogos pela Seleção... Não tem a ver com o que fez no passado, tem a ver com o que é agora".
Desafiado a olhar para o futuro e a tentar 'prever' quando CR7 vai parar, o espanhol, de 52 anos, referiu que essa é uma decisão que só cabe ao jogador: "Temos vários dados. Se estivéssemos a olhar para um jogador que está a cair muito a nível físico... Mas não é o caso. Os dados do Cristiano são aqueles de um jogador que pode continuar e continuar. Ele é que decidirá quando é a altura certa. É um jogador muito crítico de si mesmo. Quando vir que já não consegue ajudar a equipa, vai decidir parar".
A fechar, Martínez assumiu que nunca tocou numa bebida alcoólica mas que, quem sabe, até estaria disposto a fazê-lo pela primeira vez se conseguisse levar Portugal à conquista do Mundial: "Provavelmente sim. Ficaria feliz!", concluiu.
Selecionador nacional garante ter o "compromisso incrível" de todos os jogadores portugueses para o Mundial'2026
Ex-selecionador visitou escola em Torre de Moncorvo e recordou as suas conquistas por Portugal
Rúben Correia até colocou Portugal em vantagem, mas Holmes Junior estragou a festa lusa
Presidente da FPF esteve em Buxelas a acompanhar o sorteio da competição
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Vitória na final (1-1 e 8-7 por pontapés da marca de penálti) diante do Al-Muharraq de Nandinho
Ortopedista que operou Ibra ou Benzema esteve em Portugal e destaca a evolução no tratamento da lesão