Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Comitiva nacional foi recebida no Palácio de Belém
Seguir Autor:
A Seleção Nacional campeã do mundo de sub-17, no Qatar, foi homenageada, esta sexta-feira, pelo Presidente da República no Palácio de Belém, em Lisboa.
Marcelo Rebelo de Sousa condecorou a comitiva portuguesa com a Medalha da Ordem do Mérito e lembrou, na Sala dos Embaixadores, que nunca ninguém tinha sido alvo de tal homenagem em tão tenra idade.
"São os mais jovens a ser condecorados na história do desporto e do futebol português. Já houve outros condecorados jovens, mas tão jovens não havia. É tão justo... Tenho uma grande honra entregar-vos as insígnias em nome de Portugal", afirmou, na cerimónia.
Portugal sagrou-se campeão do mundo 34 anos depois, a 27 de novembro de 2025, após derrotar a Áustria por 1-0, na final da competição. Bino Maçães guiou os 21 jogadores à conquista do tão desejado título há cerca de um mês e, por isso, recebeu a comenda da Ordem do Mérito.
"É um dia especial, muito especial, por tudo o que fizemos, por tudo o que conquistámos e por termos elevado o nome de Portugal", afirmou, após a cerimónia, aos jornalistas.
Já Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, acredita que o futuro do futebol luso está assegurado. "O que significa este campeonato do mundo não é no célebre dia 27 de novembro sermos campeões do mundo, mas perceber que o futebol português tem passado, tem presente, mas fundamentalmente tem futuro assegurado", disse.
Sobre o momento do futebol português, Proença espera que 2026 traga um ambiente mais positivo ao desporto-rei nacional.
"Apelamos sempre a essa tranquilidade. A Federação saberá fazer o seu papel. Trabalharemos, em conjunto, para que em 2026 tenhamos um ano muito mais focado naquilo que é o potenciar desportivo das nossas competições", concluiu o presidente do organismo, que revelou que a Liga Revelação vai ser alvo de reformulação.
De recordar que a Seleção Nacional de Sub-17 já tinha sido homenageada pelo Presidente da República no dia em que a Equipa das Quinas chegou a Portugal, após a vitória no Mundial, mas apenas hoje a comitiva lusa recebeu as medalhas das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa.
Relacionadas
Comitiva nacional foi recebida no Palácio de Belém
Guia essencial para compreender o trajeto do melhor marcador da história do futebol
Selecionador nacional esteve em Barcelona, onde Jordi Cruyff lhe entregou o galardão
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol falou ao Canal 11 à margem dos Globe Soccer Awards, no Dubai
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Rumores e confirmações nos principais campeonatos