_
Em 1991, Emílio Peixe foi um dos jogadores da Seleção Nacional sub-20 comandada por Carlos Queiroz que fez história ao sagrar-se bicampeã mundial, no Estádio da Luz. 25 anos depois, o atual selecionador quer ‘vestir’, no Mundial de 2017, a ‘pele’ de Queiroz, que diz ser "um exemplo".
"Ele [Carlos Queiroz] é um treinador que está sempre um passo à frente. É um exemplo, quer pessoal, quer profissionalmente", vincou Emílio Peixe, de 43 anos, ao site da UEFA, relembrando a chamada ‘geração de ouro’ de que fez parte, na companhia de nomes como Rui Costa, Luís Figo ou João Pinto. "Desde então, o futebol português não foi mais o mesmo. Foi um ponto de viragem", disse.
Já de olho na competição do próximo ano, na Coreia do Sul, o técnico sabe que não deverá contar com Renato Sanches e Rúben Neves, já integrados nos trabalhos dos escalões superiores de Portugal. "Já têm internacionalizações A. Como treinador, é um privilégio ver jogadores tão jovens a aproveitarem o sucesso", salientou.