01/03/2025

Luís Montenegro garante que não praticou "nenhum crime", diz que empresa vai passar para os filhos e anuncia moção de confiança

Primeiro-ministro reage à polémica sobre a empresa familiar Spinumviva

20:25 01.03.2025

Luís Montenegro anuncia moção de confiança

"Em termos políticos, insto daqui os partidos a declarar sem tibiezas se consideram que, depois de tudo, que o governo dispõe de condições para continuar a executar o programa de governo. A clarificação política exigirá a confirmação dessas condições no parlamento, o que só pode acontecer com a apresentação de uma moção de confiança. Só estaremos cá com a vossa legitimação. Sinto que é a vontade maioritária dos portugueses que o governe continue a executar o programa, mas cabe à Assembleia interpretar a vontade dos portugueses. É esse apelo que daqui também lançamos".

20:21 01.03.2025

«Empresa seguirá o seu caminho exclusivamente na vida dos meus filhos»

"Com a incerteza internacional, colocar este Portugal que está forte e que se recomenda numa crise política é dificil de perceber. Deve ser evitada, mas também é preciso dizer que poderá vir a ser inevitável. Que não reste nenhuma duvida, estou em exclusividade total de dedicação à função de coordenação de ação do governo. Assegurei sempre a estabilidade política. Aexposição a que fui sujeito chegou a um limite que nunca imaginei. Estou disponível para um escrutínio saudável e democrático. Mas não estarei aqui a qualquer custo. O país precisa da responsabilidade do governo e da oposição. A empresa será totalmente detida e gerida pelos meus filhos, mudará a sua sede e seguirá o seu caminho exclusivamente na vida deles".

20:15 01.03.2025

«Portugal está forte e recomenda-se»

"Portugal está forte e recomenda-se. Tudo aponta para termos fechado o ano com um crescimento melhor do que o esperado. A execução orçamental começou bem e estamos a diminuir as dividas a fornecedores. O desemprego está em níveis históricos e o emprego em máximos históricos. A divida externa já está abaixo dos 60% do PIB. O investimento privado está a aumentar e o investimento direto estrangeiro está a ser cada vez mais atraído".

Pub
20:12 01.03.2025

«Nunca cedi a nenhum interesse particular»

"Pergunto se tenho o direito de privar os meus filhos de trabalhar por causa da minha atividade política. Se o nosso sistema não controla a conciliação nós vamos ter políticos sem passado e ter políticos sem futuro profissional. Nunca cedi a nenhum interesse particular e assim vai continuar a ser. Sempre que houver qualquer conflito, não participarei nos respetivos processos decisórios, eu e qualquer membro do governo. Temos de confiar nas pessoas, nas instituições e nos mecanismos de fiscalização democrática".

20:09 01.03.2025

«Não pratiquei nenhum crime nem tive nenhuma falha ética»

"Nada disto tem a ver comigo, com a minha família, com a politica. É trabalho puro com responsabilidade. Mas por mais que se explique... Portugueses, confio no vosso critério. É bom repetir e lembrar que isto foi tudo declarado por mim, está nas minhas declarações de interesses. Não pratiquei nenhum crime nem tive nenhuma falha ética".

20:09 01.03.2025

«Levantaram-se especulações, sempre sobre um clima de suspeição»

"Fez ontem uma semana, a AR discutiu e reprovou uma moção de censura sobre a minha vida pessoal e patrimonial. Prestei todos os esclarecimentos dentro dos limites que deveria respeitar. Decidi partilhar a minha estratégia e os meus rendimentos. Sobre uma empresa, dei o enquadramento da sua conceção e da sua atividade. Destaquei aquele que é o trabalho que presta. Como já se esperava, os esclarecimentos não foram suficientes, nunca serão suficientes. Divulgaram-se os nomes dos clientes, valores de prestações de servições, levantaram-se especulações, sempre sobre um clima de suspeição. É um ciclo vicioso de que nunca quiseram sair".

Pub
18:14 01.03.2025

Luís Montenegro fala às 20h

Luís Montenegro vai comunicar ao País as suas decisões pessoais e políticas às 20h00, na sequência da polémica sobre a empresa familiar Spinumviva, detida atualmente pela mulher e os filhos.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Iniciativas Notícias
Notícias Mais Vistas