_
A aposta num país distante encerra, em si, um risco enorme. A adaptação a novos costumes, horários, língua e religião é, muitas vezes, um obstáculo que pode fazer diferença para o sucesso. No entanto, desde o verão passado, Bruno Lage, antigo treinador das camadas de formação do Benfica, aceitou o desafio de liderar os Sub-19 do Al Ahli dos Emirados Árabes Unidos, a mesma formação onde, nos seniores, milita... RicardoQuaresma. E a aposta tem sido, segundo o técnico português, ganha em toda a linha.
“Foi uma situação muito interessante. Cheguei motivado pelo início de um novo projeto. O Al Ahli está em reestruturação, num país onde se está a fazer um investimento forte no futebol”, explicou a Record, mostrando confiança no passo dado. “Senti que era uma excelente oportunidade. Ter sucesso num clube diferente acaba por ser positivo”, referiu. E o sucesso desportivo tem excedido as expectativas. “Estamos em 2.º lugar, a 3 jornadas do fim, com juniores de 1.º ano e juvenis. É campeonato muito equilibrado”, frisou.
A representação portuguesa nos Emirados é cada vez mais valorizada. Influência do Mustang? “Ele teve uma receção muito boa, com um estádio cheio a aplaudir. O seu efeito no futebol local, o frenesim mediático à sua volta... não ficaria espantado se daqui a 2 ou 3 anos houvesse muitos mais portugueses, treinadores e jogadores, neste país, onde o poder económico é muito forte e que valoriza o que é nosso”, explicou. “Por aquilo que o Quaresma tem feito... estamos bem representados”, brincou, com boa disposição.
Os treinadores portugueses estão cada vez mais na moda no panorama internacional, fruto do trabalho realizado e, claro, dos bons resultados. Disso mesmo nos deu conta o técnico setubalense. “Ao longo dos anos, tem havido muito sucesso dos treinadores nacionais. Estando fora, tenho mais consciência, hoje em dia é uma vantagem ser treinador português. E isso, para quem começa uma carreira internacional, é muito importante. Desenvolvemos trabalhos de qualidade, que traz maior visibilidade ao nosso futebol. Mesmo até em países distantes e diferentes...”, reconheceu.
Presença nacional em crescimento nos Emirados
Bruno Lage não é o único representante nacional nos Emirados Árabes Unidos. Se o grande “embaixador” português é o internacional Ricardo Quaresma, jogador do Al Ahli de Quique Flores, há outros conterrâneos que se fazem sentir em diversas modalidades no Golfo. Assim, Filipe Celikkaya saiu do Benfica para adjuvar Bruno Lage nos Sub-19 do Al Ahli, enquanto Raul Oliveira (nos Sub-15 do Al Nasr), Bruno Marinho (Sub-15 do Almeria) e Marco Delgado (treinador-adjunto no Sharjah) são os portugueses no futebol do país.
No entanto, modalidades como o futebol de praia têm representação nacional, com os internacionais Madjer e Belchior a envergarem as cores do Al Ahli, assim como Johny da Conceição, treinador-adjunto da seleção dos Emirados de futebol de praia. No futsal encontra-se também dedo lusitano, com RuiGuimarães a orientar o Al Wasl e Vítor Costa no Almeria a compor o ramalhete.
Reconhecido a Luís Filipe Vieira
“Estive 8 anos nas camadas de formação do Benfica, onde ganhei 4 títulos. Senti que precisava de progredir. Sonho entrar no futebol profissional”, explicou Bruno Lage, que não esquece os momentos passados no emblema da Luz. “Continuo muito ligado ao clube e tenho de agradecer ao presidente Luís Filipe Vieira a compreensão pela minha ambição e desejo de evoluir”, referiu.
Campeão nacional dos iniciados pelas águias em 2008/09 e de juvenis em 2010/11, Bruno Lage continua a acompanhar o futebol cá do burgo. “Costumamos juntar-nos, aqui a comunidade portuguesa, num restaurante perto, para acompanhar os jogos do campeonato e das competições da UEFA”, finalizou.
Gunners escorregam em casa e podem ver Manchester City (2.º), que tem menos dois jogos, aproximar-se da liderança da Premier League
Siga todas as incidências da partida a contar para a 29.ª jornada da Bundesliga
Chamas destruíram material de jogo do clube
Portal 'Top Mercato' coloca Gonçalo Oliveira na lista de potenciais reforços dos dois clubes franceses para o próximo verão
Antigo internacional italiano ainda não acredita no que aconteceu
Empate do FC Porto frente ao Nottingham vale 0,2 pontos
Paulo Sérgio recorda peripécias da carreira
Viúva do internacional português relatou, na primeira pessoa, o que aconteceu na noite da tragédia
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Técnico do Atlético Ottawa pediu um 'challenge', tentando reverter um penálti contra a sua equipa