A Confederação Africana de Futebol (CAF) abriu esta segunda-feira uma investigação após denúncia da Nigéria sobre o "tratamento desumano" à sua equipa num aeroporto líbio, de onde regressou sem disputar o jogo de qualificação da Taça das Nações Africanas (CAN).
Num comunicado tornado público hoje, a CAF garante que o assunto foi encaminhado para o seu comité disciplinar para investigar e tomar as medidas adequadas contra aqueles que violaram os seus estatutos.
"A CAF contactou as autoridades líbias e nigerianas depois de ter sido informada de que a seleção nacional de futebol nigeriana e a sua equipa técnica estavam retidas em condições perturbadoras há várias horas num aeroporto onde, supostamente, as autoridades da Líbia ordenaram que eles pousassem", pode ler-se no comunicado.
A reação da CAF surge na sequência da denúncia feita pela seleção nigeriana, depois de permanecer mais de 12 horas num aeroporto líbio sem comer nem beber, segundo a Federação Nigeriana de Futebol (NFF).
"O governo líbio anulou a nossa aterragem aprovada em Benghazi sem motivo. Fecharam as portas do aeroporto e deixaram-nos sem ligação telefónica, comida ou bebida", denunciou o capitão da equipa, William Troost Ekong, nas suas redes sociais, nas quais partilhou fotografias.
A seleção nigeriana deveria aterrar em Benghazi, no norte da Líbia, no passado domingo, mas o seu avião foi desviado para a cidade de Al Abraq, a cerca de 230 quilómetros, razão pela qual a partida entre a Líbia e a Nigéria, a contar para o Grupo D de qualificação para a CAN, não se vai realizar.
Em comunicado, a Federação Líbia de Futebol (LFF) declarou-se "profundamente preocupada com os relatos sobre o desvio do voo da seleção nigeriana".
"Embora lamentemos qualquer inconveniente causado, é essencial reconhecer que tais problemas podem surgir devido a protocolos de controlo de tráfego aéreo de rotina, verificações de segurança ou desafios logísticos, que não são incomuns em viagens internacionais", argumentou a LFF para justificar o incidente.
Por LusaSteven Moreira e Pico não escondem felicidade com apuramento inédito para o Mundial 2026
Defesa do Sporting completou os 90 minutos na vitória da Bélgica diante de Gales (4-2)
Presidente da República deixou mensagem nas redes sociais
Gianni Infantino deixou mensagem nas redes sociais
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional