Coronavírus: Presidente da FIFA considera "insustentável" jogos sem público a longo prazo

• Foto: Reuters

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, compreende a realização de jogos de futebol sem adeptos nas bancadas para tentar controlar o coronavírus Covid-19, mas considera que a medida é "insustentável" a longo prazo.

"Não acho que seja sustentável no longo prazo jogar à porta fechada", afirmou Infantino, à margem de uma reunião do organismo que rege o futebol mundial em Belfast, na Irlanda do Norte, sublinhando, contudo, que "cabe aos organizadores das competições decidir o que é melhor em cada caso".

PUB

Pela segunda semana seguida, alguns jogos em Itália - o país europeu mais afetado até ao momento pelo Covid-19 -, incluindo o clássico entre a Juventus e o Inter de Milão, agendado para domingo, vão ser disputados sem a presença de público.

"Obviamente, no curto prazo pode ser uma solução de forma a ultrapassar a questão. Mas não é possível imaginar que, durante alguns meses, uma competição ser disputada, com vários encontros a serem jogados, à porta fechada", realçou o líder da FIFA.

PUB

Relativamente à possibilidade de haver alterações nos próximos encontros entre seleções, marcados para março, entre os quais se conta uma deslocação de Itália a Inglaterra, Infantino deixou tudo em aberto.

"Não posso excluir nada neste momento. Espero que nunca tenhamos que ir nessa direção. Não podemos subestimar e dizer que não há nenhum problema, mas não precisamos de exagerar e entrar em pânico. Temos que seguir as instruções dadas pelas autoridades", vincou.

A Liga italiana de futebol confirmou na quinta-feira que o jogo entre a Juventus e o Inter de Milão, agendado para domingo, bem como outras quatro partidas do campeonato, vão ser disputados à porta fechada, devido ao coronavírus Covid-19.

PUB

Entre os cinco jogos da 26.ª ronda da prova que vão ser disputados sem público nas bancadas está o embate entre a líder Juventus, do internacional português Cristiano Ronaldo, e o Inter de Milão, que é terceiro colocado, marcado para domingo.

As outras partidas em questão são Udinese-Fiorentina, Milan-Genova, Parma-Spal e Sassuolo-Brescia.

O Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios. Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.

PUB

Além de 2.788 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

Por Lusa
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB