Equipa que tem dominado o futebol bielorrusso nos últimos anos, o Shakhtyor Soligorsk viu esta quinta-feira a Federação de Futebol local (BFF) retirar-lhe o título conquistado no ano passado, depois das investigações realizadas terem chegado à conclusão de que o clube tinha conseguido esse mesmo feito através da manipulação de resultados e também pela oferta de incentivos ilegais aos adversários. De acordo com o comunicado da BFF, o Shakhtyor terá ainda uma dedução de 50 pontos nas próximas duas temporadas - 30 na atual e 20 na próxima - e será alvo de uma pesada multa de 135 mil euros.
Mas o escândalo não acaba aqui. O segundo colocado da época passada, o FC Energetik-BGU Minsk, também foi acusado das mesmas violações, sendo alvo de uma dedução total de 30 pontos (20 esta época e 10 na próxima) e ainda de uma multa de 27 mil euros. A outra equipa punida foi o Belshina, o 12.º da temporada de 2022, também multado em 27 mil euros e punido com a subtração de 15 pontos (10+5)
Com os dois primeiros colocados oficialmente 'desclassificados', o título de 2022 não será entregue a nenhum clube, com o terceiro colocado BATE Borisov a receber como consolação o lugar nas rondas de qualificação da Liga dos Campeões. Contas feitas, na tabela da atual época o Shakhtyor passará a ter 17 pontos negativos, o FC Energetik-BGU Minsk ficará com 16 negativos e o Belshina com 8 negativos.
Houve ainda vários dirigentes suspensos, com punições que vão desde o afastamento para sempre a castigos até a um máximo de cinco anos.
Por Fábio LimaEquipa orientada pelo treinador português goleou o Al Shabab por 4-1
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Acompanhe todas as incidências da final da Libertadores
Acompanhe todas as incidências do encontro da Serie A
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar