Equipa que tem dominado o futebol bielorrusso nos últimos anos, o Shakhtyor Soligorsk viu esta quinta-feira a Federação de Futebol local (BFF) retirar-lhe o título conquistado no ano passado, depois das investigações realizadas terem chegado à conclusão de que o clube tinha conseguido esse mesmo feito através da manipulação de resultados e também pela oferta de incentivos ilegais aos adversários. De acordo com o comunicado da BFF, o Shakhtyor terá ainda uma dedução de 50 pontos nas próximas duas temporadas - 30 na atual e 20 na próxima - e será alvo de uma pesada multa de 135 mil euros.
Mas o escândalo não acaba aqui. O segundo colocado da época passada, o FC Energetik-BGU Minsk, também foi acusado das mesmas violações, sendo alvo de uma dedução total de 30 pontos (20 esta época e 10 na próxima) e ainda de uma multa de 27 mil euros. A outra equipa punida foi o Belshina, o 12.º da temporada de 2022, também multado em 27 mil euros e punido com a subtração de 15 pontos (10+5)
Com os dois primeiros colocados oficialmente 'desclassificados', o título de 2022 não será entregue a nenhum clube, com o terceiro colocado BATE Borisov a receber como consolação o lugar nas rondas de qualificação da Liga dos Campeões. Contas feitas, na tabela da atual época o Shakhtyor passará a ter 17 pontos negativos, o FC Energetik-BGU Minsk ficará com 16 negativos e o Belshina com 8 negativos.
Houve ainda vários dirigentes suspensos, com punições que vão desde o afastamento para sempre a castigos até a um máximo de cinco anos.
Por Fábio LimaReal Madrid ocupa o 1.º lugar numa lista, na qual o Benfica lidera os valores do futebol português
Médio português em conferência de imprensa, numa altura em que a Seleção Nacional prepara o jogo com a Irlanda (sábado, 19h45)
Português, que orienta a seleção de Omã, deixa críticas ao formato do playoff mas garante que os seus jogadores estarão preparados
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Candidato a ‘vice’ – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes, o ex-basquetebolista salienta que as equipas do Benfica “têm de ganhar mais”
Guarda-redes de 23 anos estreou-se frente ao Sunderland, não sofreu golos e ainda ouviu elogios das bancadas
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Milan-Como e Villarreal-Barcelona são as exceções