A FIFA anunciou esta sexta-feira que o novo Regulamento de Agentes de Futebol (FFAR) entra em vigor a 9 de janeiro, com objetivo de estabelecer um sistema de transferências "mais justo e transparente" no futebol.
Os novos regulamentos foram aprovados em dezembro em Doha pelo Conselho da FIFA, com o objetivo de alterar substancialmente a atual relação entre clubes, jogadores e agentes.
"A nova regulamentação introduz normas básicas de serviço para os agentes de futebol e seus clientes, incluindo um sistema de licenciamento obrigatório, a proibição de representação múltipla para evitar conflitos de interesses, e a introdução de um limite máximo para as taxas dos agentes", explica o organismo em comunicado.
O procedimento para obter uma licença de agente entrará em vigor a partir de segunda-feira, mas "está previsto um período de transição relativamente à obrigação de utilizar exclusivamente agentes licenciados, bem como o limite máximo das comissões, até 01 de outubro de 2023", detalhou a FIFA.
O FFAR foi aprovado pelo Conselho da FIFA, em dezembro de 2022, após um processo de consulta muito complexo e aberto levado a cabo desde 2018, envolvendo todas as principais partes interessadas do futebol internacional.
Este novo regulamento destina-se a resolver a falta de regulamentação da profissão de agente desde que a FIFA aboliu as licenças em 2015.
Desde então, apenas algumas federações fazem o controlo das suas competências e atividades dos agentes, dando abertura a críticas no que diz respeito à sua remuneração, que se baseia essencialmente no valor das transferências e não no dos salários dos jogadores, incentivando-os assim a mudar de clube.
Histórico desfavorável na Champions
Técnico espanhol do PSG reafirma a forte ligação aos catalães antes de um duelo de candidatos
Autor do golo solitário em Istambul
Mbappé faz três golos, chega aos 13 esta época, e arruma com o Kairat que quebrou na 2.ª parte
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026