Janio Bikel: «Danilo Pereira é um exemplo para mim»

Aos 15 anos, Janio Bikel treinava na rua em Lisboa; com 17 foi para a Holanda fazer um teste no Heerenveen conseguido pelo empresário Bruno Meirelles. E por lá ficou. Em 2015 mudou-se para o NEC e, agora, este médio nascido na Guiné-Bissau acredita que está na hora de regressar ao país que o acolheu.

"Gostava de jogar em Portugal e sinto que estou preparado para a 1.ª Liga", atirou Janio Bikel em conversa com Record. Entre as razões, a camisola da Seleção das quinas. "Esta última época no NEC não correu muito bem, já que descemos de divisão. Estou há 5 anos na Holanda, evoluí como jogador e aprendi muitas coisas. A verdade é que não voltei a ser chamado à Seleção, mas acredito que jogar em Portugal pode ajudar", acrescentou o jogador de 21 anos. Janio Bikel é internacional sub-20 e participou no Mundial da categoria há 2 anos.

PUB

Normalmente, o percurso de um jogador começa em Portugal e segue para o estrangeiro. Bikel quer o inverso e defende que também é possível ter sucesso desta forma. O modelo a seguir é, nada mais, nada menos, um amigo de há muitos anos. "O Danilo Pereira é um exemplo para mim. Saiu muito novo para fora, esteve em Itália, Grécia, Holanda, como eu... Nem sempre as coisas lhe correram bem mas depois veio para o Marítimo e afirmou-se em Portugal. Agora é titular do FC Porto e está na Seleção Nacional", lembrou Bikel, que tem contrato com o NEC até junho de 2018.

E já que a conversa desviou para Danilo Pereira, Record aproveitou para tentar saber se Bikel costuma pedir conselhos ao amigo, até porque jogam na mesma posição: médio-defensivo. "Isso não, mas costumo falar com ele. Apenas coisas normais da amizade: dou-lhe os parabéns pelo jogo, pergunto-lhe como estão as coisas...", respondeu. Quem sabe se, na próxima época, não se defrontam na 1.ª Liga: isto se Bikel regressar a Portugal e se... Danilo Pereira ficar no FC Porto.

Por David Novo
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB