Era oficioso e agora tornou-se oficial. Lionel Messi conquistou esta segunda-feira a Bola de Ouro 2023, chegando assim à 8.ª distinção que premeia aquele que para muitos é o melhor futebolista do ano.
O argentino, que na última temporada atuou no PSG e hoje representa os norte-americanos do Inter Miami, sucedeu ao franco-argelino Karim Benzema na lista de vencedores, recuperando um troféu que já tinha conquistado em sete ocasiões distintas: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021 - em 2020, a Bola de Ouro não foi atribuída a nenhum jogador devido à pandemia de Covid-19.
Atrás de Lionel Messi continua Cristiano Ronaldo, com cinco conquistas (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), que este ano, pela primeira vez desde 2004 não figurou entre os candidatos à distinção da revista francesa 'France Football'.
Erling Haaland (Manchester City) foi segundo colocado, Kylian Mbappé (PSG) foi terceiro e Kevin de Bruyne (Manchester City) o quarto.
Recorde-se que Lionel Messi foi na última época campeão francês pelo PSG, tendo ainda conquistado, a nível de seleções, o Mundial do Qatar, onde foi eleito o melhor jogador do torneio após apontar sete golos em outros tantos jogos pela Argentina.
O melhor português foi Bernardo Silva, também do Manchester City, no 9.º posto, com Rúben Dias, outro 'citizen', em 30.º. António Silva, do Benfica, ficou em 8.º no prémio para jogadores sub-21, atribuído ao inglês Jude Bellingham (Borussia Dortmund).
No feminino, o galardão foi para a espanhola Aitana Bonmatí, estrela da seleção de Espanha que foi campeã do Mundo e do Barcelona campeão europeu, à frente da australiana Sam Kerr (Chelsea), segunda, e uma compatriota e colega no Barça, Salma Paralluelo, que foi terceira.
Por Record com Lusa
Flamengo visita o Fluminense esta madrugada. Em caso de vitória, Mengão é líder com 5 pontos de vantagem
Selecionador distinguido com prémio Trajetória na 'VIII Gala Valores del Deporte'
Águias jogaram com 10 desde o minuto 30 e não foram felizes a finalizar
Defesa marroquino do PSG superou o egípcio Salah e o nigeriano Osimhen
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher