Hélder Lopes é um dos muitos emigrantes do futebol português e está a cumprir a terceira temporada consecutiva na Grécia ao serviço do AEK de Atenas. Em entrevista ao site da Liga, o defesa de 31 anos abordou a situação atual provocada pela pandemia do coronavírus e considerou que "Portugal está a tomar as medidas certas".
"É imperativo seguir as normas da Direção Geral de Saúde e atender ao novo panorama de emergência nacional. Se antes as pessoas já deviam ficar em casa agora ainda mais", afirmou o jogador, apelando aos portugueses "que não percam a esperança". "A situação não é fácil e vamos ter fazer sacrifícios, mas estou muito confiante de que a vamos ultrapassar com distinção", vincou, explicando ainda que o cenário na Grécia é idêntico ao que se vive em Portugal.
"O Governo grego decidiu parar tudo. No desporto, comércio ou restauração, vêm-se restrições que nunca tinha visto. Na zona onde vivo não se vê absolutamente ninguém nas ruas e as lojas estão quase todas fechadas. As pessoas estão a acatar com bastante responsabilidade as ordens do Governo e das entidades de saúde responsáveis", disse Hélder Lopes.
Segurança
"Procuro respeitar as ordens dadas e tento ter o máximo de cuidados possíveis com a higiene pessoal, lavando as mãos com regularidade. Para sair de casa, tenho um conjunto com luvas, máscaras e desinfetantes de mãos que o AEK nos disponibilizou para termos tudo o que é essencial para estar protegidos da melhor maneira nesta fase."
Treinar... em casa
"É trabalho que tem sido feito a partir de casa, por força das circunstâncias. O AEK disponibilizou materiais de treino e todos os dias fazem videochamadas, por isso treinamos sempre em conjunto. É uma boa metodologia, pois conseguimos manter as rotinas e o espírito de equipa, dentro do possível, nesta situação extraordinária."
Antigo extremo é uma figura incontornável do clube de Istambul, que quer ver reerguido já na próxima época
Loucura em Miami para o duelo da 3.ª jornada do Grupo K da prova
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Triunfo por 3-1 da formação da capital
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana