1/4
Foi a 13 de agosto de 2004 que Christian Gourcouff, então treinador do FC Lorient, olhou para o banco de suplentes e achou que o miúdo Gignac poderia fazer a diferença no teimoso 1-1 que persistia diante do Châteauroux, em duelo da Ligue 2.
O relógio indicava 78 minutos e a ordem de entrada para o miúdo lá surgiu. Entrou e em poucos segundos sentenciou o 2-1 final. Duas décadas depois, está ao serviço do Tigres do México, depois de se ter apaixonado pelo país e metido os papéis para se naturalizar, apesar de ter nascido em Martigues e ter representado 40 vezes a seleção gaulesa.
Aliás, para ficar mais elucidado sobre o 'bombardeiro', basta relembrar que foi ele que provocou calafrios a todos os portugueses na final do Campeonato da Europa de 2016. Antes do jogo ter ido para prolongamento, Gignac acertou com a bola no poste da baliza de Rui Patrício, aos 90’+2. Depois, claro está, todos festejamos efusivamente o golo de Éder ao minuto 109'.
No que diz respeito a totais de carreira, já passou dos 300 - 750 jogos disputados e 344 golos anotados.
FC Lorient: 11 golos em 54 jogos
Toulouse FC: 42 golos em 119 jogos
Marselha: 77 golos em 188 jogos
Tigres: 214 golos em 389 jogos
Em 2015/16 foi contratado pelo Tigres, deixando o clube no qual se tornou, praticamente, uma instituição - o Marselha. Quando muitos pensavam que iria para o México para descansar e terminar a carreira de forma tranquila, Gignac surpreendeu tudo e todos e continuou uma autêntica máquina de fazer golos.
Ao serviço da sua equipa atual conseguiu amealhar títulos importantes. O avançado francês venceu três ‘Torneos Apertura’ e dois ‘Torneos Clausura’, tendo conquistado três campeonatos mexicanos. Sendo que também venceu a Taça da CONCACAF, o troféu Continental, equivalente à Taça Libertadores da América ou Liga dos Campeões.
Acompanhe todas as incidências do encontro de qualificação para o Mundial'2026
Acompanhe todas as incidências do encontro de qualificação para o Mundial'2026
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Seleção Nacional arrancou este domingo, um dia após a vitória na Arménia, preparação para o encontro com a Hungria
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995