Paulo Bento está a detonar todos os recordes da seleção da Coreia do Sul, onde se encontra desde 2018. Em termos de épocas, esta é a quarta consecutiva do treinador português, o que já faz dele o selecionador daquela seleção asiática com mais anos consecutivos no comando.
Os registos de antigos selecionadores do país, como o alemão Uli Stielike (2014-2016), do português Humberto Coelho (2002-2004) ou do holandês Guus Hiddink (2000-2002) já ficaram para trás e, agora, Paulo Bento só vê o histórico Huh Jung-Moo pela frente, embora com outros contornos.
Esse antigo selecionador sul-coreano esteve à frente da seleção do seu país num total de cinco anos, mas divididos em dois períodos: primeiro em 1999 e 2000 e, depois, em 2008, 2009 e 2010. No entanto, também esse registo promete ser ultrapassado por Paulo Bento. Basta, para isso, que se mantenha no posto até ao Mundial do Qatar, quando termina o atual vínculo, sendo que todos os indicadores apontam nesse sentido, face à confiança que mantém junto dos responsáveis pelo futebol sul-coreano.
Com 31 jogos no posto de selecionador da Coreia do Sul, o treinador, de 52 anos, já é o quarto da história do país nesse ranking específico. Imediatamente à frente, no último lugar do pódio, tem Guus Hiddink (36J), seguindo-se Uli Stielike (38J), no segundo posto, e Huh Jung-Moo (56J) na liderança.
No que toca ao sucesso, Paulo Bento é o segundo selecionador da história da Coreia do Sul com maior taxa de vitórias (61,29%), apenas atrás de Uli Stielike (68,42%). Todavia, também esse recorde está ao alcance do treinador luso, que já orientou, entre outros, a seleção portuguesa, o Sporting e o Olympiacos.
No atual cargo, Paulo Bento soma 19 vitórias, sete empates e quatro derrotas, com 54 golos marcados (3.º melhor registo da história da seleção asiática) e 21 sofridos (melhor registo entre os selecionadores do país com 30 ou mais jogos).
De momento, o treinador português encontra-se na Coreia do Sul já a preparar os próximos compromissos da seleção, marcados para o início de setembro, de apuramento para o Mundial'2022. O próximo adversário será o Iraque, no dia 2 do referido mês, a contar para a ronda inaugural da segunda fase de grupos. Líbano, Irão, Síria e Emirados Árabes Unidos serão os outros adversários no Grupo A.
Na fase anterior, a Coreia do Sul venceu o Grupo H com cinco vitórias, um empate, 22 golos marcados e um sofrido. Recorde-se que em 2019, Paulo Bento conquistou o primeiro título, os Jogos Asiáticos, com a seleção que ainda orienta.
Bruno Fernandes assistiu para o golo que deu aos red devils a segunda vitória seguida na Premier League; campeão perde há três rondas
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Técnico do Al Ittihad estreia-se na Champions asiática
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Argentino, de 38 anos, festeja feito que não acontecia desde 2020/21
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça