O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, afirmou esta quarta-feira que os contratos investigados pela justiça norte-americana, com alegadas ilegalidades, foram assinados por Ricardo Teixeira.
"Os contratos foram assinados antes da administração de [José Maria] Marín, e não por ninguém depois", assegurou Marco Polo Del Nero em declarações em Zurique, apontando a responsabilidade para o ex-presidente.
Marín, que sucedeu a Teixeira à frente da CBF em 2012 e deixou o cargo em abril, é um dos nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA indiciados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, acusados de conspiração e corrupção durante os últimos 24 anos.
Entre os acusados estão dois vice-presidentes da FIFA, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Caimão, o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol), e Jack Warner, antigo presidente da Confederação Norte-americana de Futebol (Concacaf).
Os outros dirigentes indiciados são José María Marín, o costarriquenho Eduardo Li, o nicaraguense Júlio Rocha, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Caimão.
Esta acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia suíça confirmarem a detenção, feita esta quarta-feira, por acusações de corrupção, de sete dirigentes, em Zurique, quando se encontravam num hotel na cidade.
Marín é atualmente vice-presidente na CBF, na administração de Del Nero, cargo que também ocupou quando Ricardo Teixeira foi presidente.
Não obstante as declarações de Del Nero em relação a Marín, a CBF já veio dizer que apoia "integralmente" as investigações na FIFA.
"Perante os graves acontecimentos ocorridos hoje de manhã em Zurique, implicando dirigentes e empresários relacionados com o futebol, a CBF declara publicamente que apoia integralmente toda e qualquer investigação", disse o organismo.
Os brasileiros dizem ainda que irão aguardar conclusões das investigações "sem qualquer juízo antecipado que condene ou ilibe" as pessoas indicadas.
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Seleção azeri foi goleada na última sexta-feira pela Islândia (5-0), resultado que terá sido a gota de água para os dirigentes da federação
Patrick Dorgu lamentou as saídas dos compatriotas Eriksen mas principalmente Hojlund
Seleção Nacional arranca o apuramento para o Mundial'2026
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo