O Shakhtar Donetsk bateu esta quarta-feira o Dínamo Kiev na final da Taça da Ucrânia, superiorizando-se ao grande rival nas grandes penalidades (6-5), após o empate a uma bola verificado no final do prolongamento.
O experiente Andriy Yarmolenko, de 35 anos, marcou o primeiro golo do jogo perto do intervalo, aos 44 minutos, para a formação da capital ucraniana, com o atacante brasileiro Kauã Elias a igualar já no segundo tempo, aos 64 minutos.
Como não houve mais golos nos 90 minutos, nem no prolongamento, o vencedor do encontro no Estádio Central de Jitomir foi encontrado a partir da marca dos onze metros, com os cinco primeiros elementos de cada equipa a concretizarem com sucesso os seus penáltis.
O médio Dmytro Kryskiv marcou o sexto para o Shakhtar e o centrocampista Oleksandr Karavaev falhou o do Dínamo Kiev, permitindo que a formação de Donetsk conquistasse a Taça ucraniana pela 15.ª vez, sendo a segunda consecutiva.
Um prémio para os comandados do técnico Marino Pusic, que, quando faltam duas jornadas para o final da Liga ucraniana já estão arredados da luta pelo título (estão no terceiro lugar com 58 pontos).
Pelo contrário, o Dínamo Kiev vai lançado rumo ao título de campeão, liderando a tabela com 68 pontos, mais cinco do que o segundo classificado, o Oleksandriya.
Caso se concretize a conquista do campeonato, será a 17.ª do Dínamo Kiev, que já não era campeão desde 2020/21. Em 2021/22 não houve competição por causa a invasão da Rússia à Ucrânia, e nos últimos dois anos quem festejou foi precisamente o rival de hoje, o Shakhtar Donetsk.
Por LusaTyC Sport escreve esta terça-feira que argentinos vão enviar representante a Lisboa
Internacional português faz revelação no programa 'Soltinhos pelo Mundo' do Canal 11
As declarações do treinador do Manchester United depois do empate frente ao Bournemouth (4-4)
Wesley França marcou único golo do jogo aos 61 minutos
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo