Três jogadores da Liga inglesa de futebol foram alvo de insultos racistas nas redes sociais após os jogos deste fim de semana, com Wesley Fofana, Hannibal Mejbri e Tolu Arokodare a denunciarem publicamente as mensagens de ódio.
O defesa francês do Chelsea Wesley Fofana e o médio tunisino do Burnley Hannibal Mejbri divulgaram capturas de ecrã das mensagens racistas que receberam em privado depois do empate 1-1 entre as duas equipas, em Stamford Bridge.
Fofana, expulso após ver dois cartões amarelos, lamentou que em 2026 "continua a ser a mesma coisa" e "nada muda", afirmando que as "pessoas nunca são punidas".
"Criámos grandes campanhas contra o racismo, mas ninguém faz nada de concreto", lamentou.
Mejbri, também visado, escreveu no Instagram: "Estamos em 2026 e ainda há pessoas assim. Informem-se e informem os vossos filhos, por favor".
Já este domingo, o avançado nigeriano do Wolverhampton Tolu Arokodare revelou igualmente mensagens de teor racista recebidas após a derrota por 1-0 frente ao Crystal Palace, partida em que viu um penálti seu ser defendido.
De acordo com a agência noticiosa AP, uma das mensagens parecia ter sido enviada por um apostador frustrado.
"Ainda me parece inacreditável que estejamos a jogar numa época em que as pessoas têm tanta liberdade para expressar este tipo de racismo sem sofrer quaisquer consequências", escreveu o jogador no Instagram.
Os incidentes surgem poucos dias depois de a UEFA ter aberto uma investigação às alegações de Vinicius Júnior, do Real Madrid, que afirmou ter sido alvo de insultos racistas em campo por Gianluca Prestianni, do Benfica, durante um jogo da Liga dos Campeões em Lisboa.
O Chelsea reagiu prontamente, classificando os insultos dirigidos a Fofana como "completamente inaceitáveis e contrários aos valores do futebol" e a tudo o que o clube defende.
O Burnley também condenou o ataque a Mejbri, afirmando que "não há lugar para isto na sociedade".
O Wolverhampton, por sua vez, expressou indignação e garantiu apoio total a Arokodare, reforçando que trabalhará com a Premier League, autoridades e plataformas digitais para identificar os responsáveis e assegurar que sejam tomadas medidas adequadas.
Por LusaTreinador português justifica revés (3-4) diante do NEOM com lapsos defensivos
Colchoneros nem precisaram de atacar muito
Empate do Sp. Braga com o Betis e vitória do At. Madrid permitiram à Espanha ficar mais perto de garantir vaga em definitivo
Artilheiro francês faz um hat trick e crê que ainda é possível ultrapassar o líder Al Nassr
Portugal continua bem posicionado no 6.º lugar
Antigo selecionador da Roménia morreu esta terça-feira, aos 80 anos
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno
Dragões venceram o Sp. Braga na final do torneio destinado a equipas sub-12
Treinador luso tem feito um bom trabalho ao leme do Universitatea Craiova
Turma do treinador português superou o Barcelona de Guayaquil no Equador