Os brasileiros do Atlético Mineiro deram esta terça-feira um passo de gigante rumo à final da Taça Libertadores, ao baterem em casa os argentinos do River Plate por 3-0, na primeira mão das meias-finais.
O avançado Deyverson, ex-jogador do Benfica B e da B SAD, foi a grande figura do encontro, ao bisar, aos 22 e 71 minutos, e fazer ainda a assistência para o terceiro tento do Galo, apontado aos 74', por Paulinho.
A formação brasileira vai, assim, com uma robusta vantagem para o encontro da segunda mão, marcado para a próxima terça-feira no Estádio Monumental, em Buenos Aires, que será também o palco da final da prova, em 30 de novembro.
Os brasileiros foram melhores e adiantaram-se no marcador aos 22 minutos, num lance feliz, já que, após um passe em profundidade de Lyanco, a bola embateu nas costas do ex-portista Hulk e isolou Deyverson, que, com classe, fintou Armani e marcou.
Na segunda parte, e perante um River inofensivo, o Atlético Mineiro ampliou a vantagem aos 71 minutos, com Guilherme Arana a isolar Deyverson, que, sobre a esquerda, rematou de primeira, rasteiro, fazendo a bola bater no poste esquerdo e entrar.
Pouco depois, aos 74 minutos, e após um lançamento lateral, a bola voltou a Deyverson, que tocou para o remate feliz de Paulinho, já que a bola embateu num defesa argentino e traiu Armani. O herói do jogo acabou substituído aos 82'.
As meias-finais prosseguem hoje, com a receção dos brasileiros do Botafogo, do treinador português Artur Jorge, aos uruguaios do Peñarol.
Os conjuntos brasileiros conquistaram as últimas cinco edições da Taça Libertadores, por intermédio do Flamengo, em 2019, com Jorge Jesus ao comando, e 2022, o Palmeiras, de Abel Ferreira, em 2020 e 2021, e o Fluminense, em 2023.
Antes destes cinco triunfos, ganhou o River Plate, em 2018, após uma controversa final com o Boca Juniors, com segunda mão no Estádio Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid.
Por LusaClube brasileiro segurava uma magra vantagem de 1-0 conquistada no Rio de Janeiro na primeira mão, mas perdeu por 2-0 no Equador
Segundo Castillo, técnico do Barcelona de Guayaquil, vai ter de pagar 50 mil dólares à Conmebol
Os dois clubes ficaram do mesmo lado do quadro da fase a eliminar e têm de ultrapassar dois oponentes para marcarem encontro
Verdão é a única equipa com registo 100% vitorioso
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Equipa em inferioridade numérica desde os 22 minutos, face à expulsão de Simão Martins