Os emiradenses do Shabab Al Ahli, treinados pelo português Paulo Sousa, empataram esta terça-feira na receção aos iranianos do Tractor (1-1), da jornada inaugural da fase de liga da Liga dos Campeões asiáticos de futebol.
No Dubai, Guilherme Bala, com nacionalidade brasileira e emiradense, marcou para os anfitriões, aos 65 minutos, já depois do tento inaugural do Tomislav Strkalj, ex-avançado de Rio Ave e Tondela, aos 14, que viu o compatriota Domagoj Drozdek ser expulso nos visitantes, aos 51.
Shabab Al Ahli e Tractor juntaram-se aos qataris do Al-Sadd e aos iraquianos do Al Shorta no conjunto de equipas com um ponto na zona oeste da principal competição asiática de clubes, que é liderada por Al Ahli, detentor do troféu, Sharjah, Al Hilal e Al Wahda, comandado por José Morais e vitorioso na receção ao Al Ittihad (2-1), na segunda-feira.
Os sauditas do Al Hilal, recordistas de troféus, com quatro (1991, 1999/00, 2019 e 2021) deram a volta em casa aos qataris do Al Duhail (2-1), utilizando de início os internacionais portugueses Rúben Neves e João Cancelo, que saiu lesionado aos 40 minutos.
Já na zona este, cuja jornada inaugural começou hoje e termina na quarta-feira, um golo do médio João Carlos Teixeira foi insuficiente para evitar a derrota com reviravolta dos chineses do Shanghai Shenhua no terreno dos sul-coreanos do Gangwon (2-1).
A exemplo da época passada, quando foi implementada uma fase de liga na 'Champions' asiática, ao invés da fase de grupos, cada uma das 24 equipas defrontará oito adversários, com os oito melhores classificados das zonas oeste e este a qualificarem-se para os oitavos de final.
Na Liga dos Campeões asiática 2, que reparte 32 clubes por oito grupos nas duas zonas, a ronda principal abriu com dois jogos, entre os quais o triunfo caseiro dos jordanos do Al Hussein, treinados por Quim Machado, face aos iranianos do Sepahan (1-0), na 'poule' C.
A segunda prova asiática inclui mais quatro treinadores portugueses, com Luís Castro, dos emiradenses do Al Wasl, e Ricardo Sá Pinto, dos iranianos do Esteghlal, a defrontarem-se na quarta-feira, dia em que os baremitas do Al Muharraq, de Nandinho, recebem os kuwaitianos do Al Wehdat e os sauditas do Al Nassr, orientados por Jorge Jesus e com Cristiano Ronaldo e João Félix no plantel, são anfitriões dos tajiquistaneses do Istiklol.
Stefano Pioli resguarda o craque da viagem a Teerão
Pakhtakor apura-se para os 'oitavos', ao contrário do Al Gharafa de Pedro Martins
Equipa de Jorge Jesus bateu o Persopolis por 4-1
Quase a completar 40 anos, português bisa e o Al Nassr goleia na Champions da Ásia