Quando no mercado de inverno trocou o RB Salzburgo pelo Borussia Dortmund, a troco de 20 milhões de euros, muitos pensaram que Erling Haaland não seria capaz de manter a sua eficácia goleadora, especialmente porque o nível de exigência aumentaria ao trocar a Bundesliga austríaca pela alemã. O jovem, de 19 anos, abraçou o desafio e, até ver, está a passar nota máxima ao teste, totalizando já 11 golos em apenas sete partidas.
Dois deles foram apontados esta noite diante do Paris SG, numa partida na qual foi determinante na vitória alemã ante a formação de Neymar e companhia. E o mais impressionante de tudo é que o jovem norueguês apontou estes dois tentos no espaço de menos de dez minutos, mostrando em ambas as jogadas um inacreditável faro pelo golo. A bola parecia mesmo que tinha olhos para 'morrer' no fundo da rede...
Mas vamos a números. Ao todo, desde que a temporada começou, o jovem avançado já leva um total de 39 golos marcados, 28 pelo RB Salzburgo e 11 pelos alemães. Na equipa alemã, nos tais sete encontros, consegue a proeza de ter uma inacreditável média de um golo a cada 32 minutos, já que até ao momento atuou em somente 361 minutos. Mas há mais, muito mais.
Por exemplo, com os dois golos desta noite, Haaland chegou à dezena de golos na presente edição da Champions e tornou-se mesmo no jogador que menos encontros precisou para o conseguir. Foram sete as partidas disputadas, numa lista particular na qual superou Adriano, Firmino e Sadio Mané, todos com onze jogos disputados. Por outro lado, ao chegar aos 10 golos, Haaland alcança a proeza de ter mais golos na prova do que, por exemplo, Barcelona, Valencia ou Atlético Madrid!
Por outro lado, o norueguês tornou-se também no primeiro jogador da história a marcar por duas equipas diferentes na Liga dos Campeões, algo que acaba por ser lógico, já que este é o primeiro ano em que a UEFA permite a inscrição do mesmo jogador por duas equipas na mesma temporada.
Por fim, um dado no qual Haaland não 'ganha': o mais jovem de sempre a marcar dez golos na Champions. Aí o trono ainda é de Kylian Mbappé, que chegou a essa marca com apenas 18 anos e 350 dias, enquanto que o nórdico precisou de 19 anos e 212 dias.
Por Fábio LimaAlterações serão implementadas a partir da temporada 2027/28
Giorgio Marchetti, secretário-geral adjunto da UEFA, partilhou dados da última temporada no Portugal Football Summit
Embate com os belgas, na 5.ª jornada da Liga dos Campeões, realiza-se a 26 de novembro, às 20 horas
A partir da temporada 2027/28
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça