No domingo, após o duelo com o Sporting, o presidente do Famalicão contestou a atuação do VAR, aludindo na altura a uma declaração de Roberto Rosetti, presidente do Comité de Arbitragem da UEFA. Curiosamente, essa declaração a que Miguel Ribeiro se referiu foi partilhada no sábado, no Instagram, por Duarte Gomes.
"Acredito que nos esquecemos da razão pela qual o VAR foi introduzido. Esquecemo-nos um pouco. Em todo o lado. Lembram-se de quando, há oito anos, vim a Londres (para dar um 'briefing' aos jornalistas). Discutimos 'o que o VAR representa'. Falámos sobre erros claros. Porque falámos sobre erros claros e óbvios. A tecnologia funciona tão bem em decisões factuais. Para interpretações, a avaliação subjetiva é mais difícil. Acredito que precisamos, no final da época, nas nossas reuniões, de falar sobre isto. Não podemos seguir nesta direção de intervenção microscópica do VAR. Adoramos o futebol tal como ele é. Quando se está a ver (uma) situação em super câmara lenta, conseguem encontrar-se muitas coisas", disse o chefe da arbitragem da UEFA, no rescaldo do Congresso do organismo, que decorreu na semana passada em Bruxelas.
No domingo, após o jogo com os leões, o líder do Famalicão foi bastante crítico, muito por conta do golo anulado à sua equipa nos primeiros instantes do jogo.
"Saio com queixas, em relação à atuação do VAR. Acho que o VAR deve andar de lupa à procura de motivos para anular, sempre para o mesmo lado. Curiosamente, foi o mesmo VAR do Estádio da Luz, no jogo com o Benfica. Eu olho para o lance... Ainda esta semana, o Rosetti, na Sky Sports, falou sobre a intervenção do VAR, e primeiro está o futebol, depois está a arbitragem e só depois é que está o VAR. Não pode ter esta intervenção, não é claro nem óbvio que há falta, é passível de discussão. Há quem ache falta, há quem não ache. O VAR não serve para isto. Serve para um erro claro e óbvio do árbitro, não foi o caso. Parece que andamos de lupa, sempre contra os mesmos. Estas lupas são sempre procuradas contra os mesmos. O futebol português para evoluir... Apelo à UEFA, a Rosetti, que vejam este lance. Depois do que ele disse esta semana, ele vê este e vê que isto é tudo o que a UEFA não defende. Isto não é defender o futebol, o espetáculo, o golo. É óbvio que foi muito bom para o Sporting aquele golo ser anulado, as pessoas do Sporting estão muito contentes, mas o futebol não está contente. Foi analisado à lupa, para ver onde há contacto, se há contacto. Deturpar um resultado à lupa...".
Roberto Rosetti falou da questão na semana passada. Declaração foi recordada por Miguel Ribeiro após o jogo com o Sporting
Merengues defrontam o Benfica na terça-feira, a partir das 20h00
Guardião lembra ainda o louco festejo pelo tento ao Real Madrid, bem marcado no corpo
Brasileiro assume que é preciso estar no topo de forma para superar as águias
Equipa de Roterdão suou para derrotar o Go Ahead Eagles
Internacional inglês, recém-contratado, não pode desempenhar a atividade profissional sem visto de trabalho na Holanda
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Belga diz ter aprendido muitas coisas com o técnico do Benfica
Avançado português protagoniza exibição de gala em Glasgow. Cláudio Braga também marcou
Central de 25 anos, formado no Benfica, deixou o Aris de Salónica