As mudanças da próxima edição da Liga dos Campeões trouxeram uma dor de cabeça à UEFA no que diz respeito ao sorteio. A partir de 2024/25 a mais importante prova europeia de clubes vai contar com 36 equipas participantes, que ficarão ordenadas numa tabela única, e a primeira fase vai contar com oito jornadas, em vez das atuais seis.
Mas isto traz um problema - extensivo à Liga Europa e à Liga Conferência -, pois há condicionantes, como o facto de não se poderem defrontar equipas do mesmo país. Se o sorteio, que está marcado para 29 de agosto deste ano, fosse feito como até aqui (de forma manual e com potes) seriam necessárias mais de 900 bolas para gerar encontros sem duelos entre clubes do mesmo país e a cerimónia poderia prolongar-se entre três e quatro horas.
Só que a UEFA, que fez um esclarecimento público sobre o tema, já resolveu a questão. O sorteio será realizado por computador, que ditará com quem cada uma das 36 equipas vai fazer os oito jogos (quatro em casa e quatro fora) na primeira fase.
Giorgio Marchetti, secretário geral adjunto e diretor de futebol da UEFA, explicou que um programa informático desenvolvido por uma empresa radicada em Hertfordshire (Inglaterra) vai solucionar de forma rápida o quebra-cabeças, e a confusão, que se poderia geral num sorteio manual.
Para manter a parte formal da cerimónia vão tirar-se bolas com o nome de cada equipa de um pote, mas será o 'sofware' - que terá outros dois como 'backup' se o primeiro falhar - quem vai definindo os adversários.
E para que não surjam suspeições, a UEFA anunciou que todo o procedimento será supervisionado pela Ernst&Young, uma das principais auditoras do mundo, que terá a missão de garantir a transparência de todo o processo.
Este procedimento é apenas para a primeira fase. A partir dos oitavos de final os sorteios são sempre manuais, como até aqui.
Internacional espanhol vai reencontrar o Benfica no jogo desta quarta-feira, da fase regular da Liga dos Campeões
Leões continuam sem vencer em solo italiano mas garantiram ponto precioso contra a Juventus (1-1)
Treinador da Juventus satisfeito pese embora a igualdade (1-1)
Guardião instrumental na conquista do 7.º ponto na Champions. Leão saiu vivo de uma noite de sofrimento
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Interrogatório do Juventus-Sporting