Um dia depois do 'terramoto' provocado pela oficialização da Superliga Europeia, a UEFA aprovou esta segunda-feira no seu Comité Executivo o novo formato da Liga dos Campeões, a entrar em vigor a partir de 2024. Curiosamente, a proposta para esta nova Champions foi estudada e colocada em cima da mesa pela Associação Europeia de Clubes (ECA), organismo que este domingo 'perdeu' o seu presidente, com o anúncio da demissão de Andrea Agnelli, o representante da Juventus, que como se sabe faz parte da Superliga Europeia. Aliás, Agnelli foi uma das ausências (algo que já era esperado) nesta reunião do Comité Executivo.
Quanto ao novo formato, acaba por se confirmar tudo aquilo que já se falava nas últimas semanas. Há um maior número de clubes (passa de 32 para 36), de jogos mínimos (passa de 6 para pelo menos 10), sendo que o formato da prova abandonará a até agora utilizada fase de grupos, passando para uma liga onde estarão as tais 36 equipas. Naturalmente não jogarão todos contra todos, mas sim disputarão um número determinado de encontros diante da equipa de cada pote (que terá a sua definição a partir dos rankings).
Disputada essa primeira fase, qualificam-se para os oitavos-de-final os oito primeiros colocados da classificação, ao passo que as equipas seguintes, até à 24.ª posição, disputarão um playoff para definir quem avança para a ronda seguinte. Quem perder no playoff é relegado para a Liga Europa.
Por RecordO disco só virou graças à alma leonina, à superioridade numérica... e ao VAR
Extremo do Sporting saltou do banco para ajudar a equipa a virar o resultado frente ao Marselha
Italianos permanecem em zona de playoff (17.º); checos seguem sem vencer na prova milionária
Jorge Faustino analisa arbitragem de Rade Obrenovic
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Filipe Celikkaya confiante para a receção ao Orlando City; David Costa defronta Diogo Gonçalves