O jornal inglês 'The Telegraph' revela esta terça-feira que a UEFA está a estudar um novo modelo de disputa da Liga dos Campeões, com vista a tornar a prova mais atrativa e fazer frente à Superliga europeia que alguns clubes pretendem criar.
Uma das ideias é cada equipa disputar 10 jogos na fase de grupos, o que possibilitaria mais encontros entre os clubes das grandes ligas. A prova teria a participação de 32 ou 36 equipas.
O modelo da UEFA está desenhado para ter menos jogos entre equipas consideradas 'pouco interessantes' e mais entre os grandes clubes europeus.
Depois de 10 jogos, os 16 melhores passariam para a fase a eliminar e aí seria disputado um playoff ao estilo da NBA, com o 1.º a defrontar o 16.º e assim sucessivamente. As equipas que terminassem entre os 17.º e 24.º lugares seriam despromovidas à Liga Europa.
O 'The Telegraph' escreve que este projeto surge dois meses depois de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, ter aproveitado o tumulto financeiro causado pela covid-19 e o fracasso que foi o 'Project Big Picture' em Inglaterra para convencer o Manchester United, o Liverpool e mais três clubes da Premier League a afastarem-se das atuais estruturas e alinharem na Superliga europeia.
Recorde-se que atualmente as 32 equipas da Liga dos Campeões são divididas em 8 grupos de quatro e que os dois primeiros de cada agrupamento apuram-se para os oitavos-de-final, uma fase a eliminar. O terceiro é encaminhado para a Liga Europa.
Por RecordPack mais barato para ver os quatro jogos da fase de liga da competição passa dos 97,5€ de 2024/25 para os 140€
UEFA revela jogadores inscritos para a fase regular da prova
Encarnados têm a expectativa que Manu e Bah ainda possam jogar nos últimos jogos da fase de liga, que termina em janeiro
Leões e águias começam com as equipas teoricamente mais fáceis; encarnados fecham com o Real Madrid
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano