_
O treinador do Union Saint-Gilloise atribuiu esta quarta-feira o favoritismo ao Sp. Braga, no jogo de quinta-feira, da terceira jornada do grupo D da Liga Europa, no Estádio Municipal de Braga.
"Penso que este jogo não é decisivo, ficam a faltar ainda três jogos para o final da fase de grupos, é um jogo importante, mas não decisivo. O Braga joga bom futebol, tem bons jogadores, muito habilidosos, são segundos no campeonato português, são uma grande equipa em Portugal, têm uma grande história nas competições europeias e são favoritos para amanhã [quinta-feira]", disse Karel Geraerts na conferência de imprensa de antevisão ao encontro.
Quarto classificado da liga belga, o Saint-Gilloise vem de três vitórias seguidas (duas no campeonato, ambas fora, e uma na Liga Europa), enquanto o Sp. Braga somou na sexta-feira passada a primeira derrota da temporada (4-1 no Dragão, com o FC Porto).
Questionado sobre se a menor experiência europeia da equipa belga pode ser uma desvantagem, o técnico admitiu que jogar na Liga Europa "é uma descoberta". "O Braga tem muita experiência nas competições europeias, para nós é uma descoberta. Não acho que a derrota com o FC Porto tenha impacto no Braga, não se vai perturbar e vai saber lidar com isso a nível mental. Depois de uma derrota, a jogar em casa, com os seus adeptos, vai querer reagir. Vamos ter que estar ao nosso melhor nível para podermos ter um resultado positivo", disse.
O Saint-Gilloise defrontou o Sporting na pré-época e para o treinador "é sempre bom ter alguma experiência" porque "pode ser uma aprendizagem": "Mas, com o Sporting, foi um amigável e agora é para a Liga Europa, são jogos diferentes, com dinâmicas diferentes".
«Não viemos aqui fazer papel de figurante»
O médio costa-marfinense Lazare Amani, que jogou no Estoril em 2020/21, por empréstimo do Charleroi, disse que o Braga "é uma excelente equipa" e "é favorito para o jogo" europeu. "O Braga é o primeiro classificado, mas é um jogo de futebol e tudo é possível, não viemos aqui fazer papel de figurante", disse.
Instado a eleger as principais figuras do Sp. Braga, o médio disse não seguir muito o campeonato português, apenas o Estoril Praia, mas, ainda assim, destacou Ricardo Horta: "Lembro-me perfeitamente que se destacava, tal como o Galeno e o Paulinho, que já não estão cá".
Union Saint-Gilloise, segundo classificado do grupo D, com seis pontos, e Sp. Braga, primeiro, também com seis, defrontam-se a partir das 20 horas de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que será arbitrado pela francesa Stéphanie Frappart.
Por LusaBenfica foi quem mais amealhou
Em causa os incidentes provocados pelos adeptos dos dragões aquando do jogo para a Liga Europa
Farioli tinha de abdicar de um dos quatro reforços e escolheu o jovem extremo polaco
Atua no eixo do ataque, mas também descaído nas alas. Há quatro reforços para três vagas
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Equipa de Roterdão suou para derrotar o Go Ahead Eagles
Belga diz ter aprendido muitas coisas com o técnico do Benfica
Central de 25 anos, formado no Benfica, deixou o Aris de Salónica
Ex-Santa Clara estreou-se a marcar no campeonato
Avançado português protagoniza exibição de gala em Glasgow. Cláudio Braga também marcou