A pouco menos de um ano para o arranque oficial do Mundial de Clubes de 2025, a primeira edição do novo modelo que foi introduzido pela FIFA na competição, surge uma grande contrariedade que poderá ter implicações financeiras para os clubes participantes, entre os quais estão os portugueses Benfica e FC Porto.
Esta segunda-feira, através de uma nota publicada no seu site oficial, a FIFA anunciou o lançamento de um concurso para a venda dos direitos televisivos da competição que se realizará entre junho e julho do próximo ano, nos Estados Unidos. Este anúncio foi levantar muitas dúvidas quanto ao possível encaixe financeiro que as 32 equipas que irão participar no torneio receberiam só pela inscrição, isto porque era de conhecimento público que a FIFA estava a fechar um acordo global com a Apple, empresa multinacional norte-americana de tecnologia que se preparava para ser detentora dos direitos de transmissão da competição.
De acordo com a imprensa internacional, a Apple terá feito uma proposta de cerca de mil milhões de dólares norte-americanos à FIFA para comprar os direitos de transmissão do Mundial de Clubes. O que acontece é que este valor proposto pela empresa fundada por Steve Jobs, agora administrada por Jeff Williams e Tim Cook, era cerca de quatro vezes inferior ao exigido pela organização liderada pelo suíço Gianni Infantino, líder da FIFA, que exigia quatro mil milhões de dólares para a cedência dos direitos de transmissão do torneio.
Esta alteração no rumo de como o Mundial de Clubes poderá ser transmitido em 2025 poderá ter um impacto significativo em termos financeiros para todos os 32 clubes que vão participar na competição, em especial nos 'cofres' de Benfica e FC Porto, tendo em conta que estava inicialmente previsto que cada uma destas equipas viesse a receber cerca de 50 milhões de euros só em prémios de participação - isto, claro, mediante dos acordos publicitários e de transmissão que fossem entretanto fechados pela FIFA.
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Águias triunfam por 5-2 na 4.ª jornada do Campeonato Placard
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils