Agora sim, está completo. O grupo dos 12 clubes europeus que vão participar no primeiro Mundial de clubes, a realizar em 2025, ficou definido, com a entrada do Salzburgo. O conjunto austríaco beneficiou da eliminação do Arsenal diante do Bayern Munique, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Os restantes 11 já estavam certos, incluindo os portugueses Benfica e FC Porto.
O Arsenal só poderia participar no certame que vai decorrer nos Estados Unidos, entre 15 de junho a 13 de julho de 2025, se vencesse a Liga dos Campeões este ano. Isto porque cada país só pode colocar dois representantes, a menos que tenha tinha três campeões europeus nos últimos quatro anos. Ora, Chelsea (campeões em 2020/21) e Manchester City (2022/23) já tinham entrada garantida, assim como o Real Madrid, que venceu a Champions em 2021/22.
Quem beneficiou com a não qualificação dos gunners para o Mundial foi o Salzburgo, que ficou em último lugar no Grupo D da edição em curso da Champions, ao ser ultrapassado pelo Benfica na última jornada. O clube austríaco, 18.º classificado do ranking da FIFA, participou na fase de grupos da Champions nas últimas quatro épocas, período considerado para a qualificação.
O Atlético Madrid, refira-se, havia assegurado a qualificação na terça-feira, apesar de eliminado diante do Borussia Dortmund, porque o Barcelona também caiu, aos pés do PSG.
Eis os 24 clubes já apurados:
ÁSIA
Al Hilal (Arábia Saudita)
Urawa Red Diamonds (Japão)
Ulsan HD (Coreia do Sul)
ÁFRICA
Al Ahly (Egito)
Wydad (Marrocos)
EUROPA
Chelsea (Inglaterra)
Real Madrid (Espanha)
Manchester City (Inglaterra)
Bayern Munique (Alemanha)
Paris Saint-Germain (França)
Inter Milão (Itália)
FC Porto (Portugal)
Benfica (Portugal)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Juventus (Itália)
Atlético Madrid (Espanha)
Salzburg (Áustria)
AMÉRICAS CENTRAL E DO NORTE E CARIBE
Monterrey (México)
Seattle Sounders (Estados Unidos)
Club León (México)
AMÉRICA DO SUL
Palmeiras (Brasil)
Flamengo (Brasil)
Fluminense FC (Brasil)
OCEANIA
Auckland City (Nova Zelândia)
Nesta altura, há 8 vagas em aberto: 3 da América do Sul (campeão da Libertadores de 2024 e dois por ranking); 2 da África (campeão da Champions da África de 2024 e uma por ranking); 1 da Ásia (campeão da Champions da Ásia); 1 da América Central e do Norte (campeão da Champions da Concacaf de 2024); 1 do representante do país-sede (Estados Unidos).
Por Record