A Associação Mundial de Ligas de Futebol e a Federação Internacional de Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro) apelaram à FIFA para rever o calendário do novo Mundial de Clubes em 2025, sob pena de avançarem com processos judiciais.
Numa carta dirigida, em 2 de maio, ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, a que a agência France-Presse teve acesso, as Ligas e a FIFPro sustentam que o calendário das competições de futebol está agora "além da saturação".
O futuro Mundial de Clubes, disputado por 32 equipas, entre as quais Benfica e FC Porto, está agendado para decorrer entre 15 de junho a 13 de julho de 2025.
Os subscritores do apelo consideram que estas mudanças de calendário criaram "danos económicos" às ligas nacionais e levaram os jogadores "além dos seus limites", razão pela qual pedem ao Conselho da FIFA que reprograme o Mundial de Clubes e reabra as discussões sobre o calendário internacional para o período até 2030.
"Se a FIFA se recusar a comprometer-se formalmente a resolver as questões acima referidas no seu próximo Conselho, seremos forçados a aconselhar os nossos membros sobre as opções que têm disponíveis, tanto individual como colectivamente, para proteger os seus interesses de forma proativa", avisam as duas entidades na missiva enviada a Infantino.
Essas opções incluem, de acordo com os mesmos interlocutores, ações legais contra a FIFA, para as quais obterão o aconselhamento de um especialista externo ao futebol.
As Ligas e o sindicato acusam a FIFA de "tomar continuamente decisões unilaterais que beneficiam as suas próprias competições e interesses comerciais", ao mesmo tempo que "afetam negativamente as Ligas e os jogadores nacionais".
Clube brasileiro ganha bilhete na condição de campeão sul-americano
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Presidente da FPF afirma ainda que Portugal é um dos favoritos à conquista do torneio