A Autoridade Britânica da Concorrência e Mercados (CMA) vai "examinar cuidadosamente" a criação da Superliga europeia para perceber se o projeto viola as leis da concorrência no Reino Unido, anunciou esta terça-feira o organismo.
"A proposta da Superliga europeia gerou um elevado nível de interesse público. É uma área complexa e iremos examinar cuidadosamente quaisquer preocupações de concorrência relacionadas com esta proposta", disse um porta-voz da CMA aos jornalistas britânicos.
Caso considere que existem indícios que o plano dos 12 clubes europeus, seis dos quais ingleses, pode violar as regras da concorrência leal, a CMA pode avançar para a abertura de uma investigação formal.
No passado domingo, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.
A competição vai ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores - apesar de só terem sido revelados 12 - e outros cinco, qualificados anualmente.
O projeto suscitou uma chuva de críticas no Reino Unido, incluindo do próprio primeiro-ministro, com a Boris Johnson a afirmar que fará "tudo o que puder" para impedir a criação da Superliga europeia.
A UEFA anunciou que vai excluir todos os clubes que integrem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.
Entretanto, o organismo que rege o futebol europeu anunciou o alargamento da Liga dos Campeões de 32 para 36 clubes, a partir de 2024/25, numa liga única, com cinco jogos em casa e outros tantos fora.
Por LusaPresidente da Associação dos Clubes Europeus garante que ainda não houve qualquer avanço formal
Competição, que ainda procura aprovação de UEFA e FIFA, passaria a ser designada Unify League
"Abusaram da sua posição dominante" e devem "cessar a sua conduta anticompetitiva" diz o tribunal
Presidente da UEFA considera que só querem "mais dinheiro"
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo