A selecção portuguesa de sub-17, evidenciando uma invejável eficácia concretizadora, deu hoje um passo de 'gigante' rumo às meias-finais do Europeu, ao bater por 1-0 a sua congénere austríaca em Santa Comba Dão, consolidando a liderança do Grupo A da fase final.
Frente a um conjunto com uma forte capacidade física e em tarde de pouca inspiração, Portugal beneficiou do instinto goleador de Manuel Curto, que marcou o seu segundo golo na prova, aos 15 minutos, igualando Lindeneg (Dinamarca) e José Cases (Espanha) na lista de melhores marcadores.
O 'herói' do jogo da ronda inaugural, ao marcar o terceiro e decisivo tento da vitória sobre a Dinamarca (3-2), estreou-se a titular e assumiu-se como expoente máximo de uma equipa que parece não saber falhar golos. O médio português concretizou num jogada de exclusivo mérito pessoal, na única oportunidade que Portugal construiu durante a primeira parte e das poucas de que beneficiou ao longo de todo o encontro.
Com esta vitória, Portugal pode assegurar já hoje a qualificação antecipada para as meias-finais, caso a Hungria, última classificada, não vença a Dinamarca no outro jogo do Grupo A, com início marcado para as 17:00 horas, em Mangualde.
Portugal
Mário Felgueiras, João Dias, Miguel Veloso, Paulo Ricardo, Tiago Gomes, Paulo Machado, Márcio Sousa, João Pedro (Hélder Barbosa, 63), Manuel Curto (Bruno Gama, 78), Vieirinha, Saleiro (João Coimbra, 71)
Suplentes: Pedro Freitas, Tiago Costa, João Moutinho, Hélder Barbosa, Vítor Vinha, Bruno Gama, João Coimbra
Áustria
Robert Olejnik, Andreas Dober, Ronald Gercaliu, Marco Salvatore, Daniel Pirker, Andreas Schicker, Christian Fuchs, Daniel Horvath (Martin Frantsich, 41), Franz Schiemer (Marco Stankovic, 71), Patrick Mayer (Christoph Sauerer, 41), Sascha Pichler (cap)
Suplentes: Albin Kajtezovic, Christoph Sauerer, Sandro Samwald, Helmut Kanig, Marco Stankovic, Christian Balga, Martin Frantsich)
Árbitro: Kuddusi Müftüoglu (Turquia).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Andreas Dober (32), Daniel Pirker (53), Franz Schiemer (55) e Manuel Curto (68)
Ao intervalo: 1-0
Marcador: 1-0, Manuel Curto, 15 minutos
CR7 igualou Carlos Ruiz como melhor marcador de sempre na qualificação para Mundiais, na quarta ocasião em que Portugal venceu com virada
Cancelo foi o melhor elemento
Central travou um adversário que seguia isolado
Cerco português teve dois furos, mas a equipa não desarmou e Cancelo acabou com os húngaros
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo