Angola defronta este sábado a Namíbia nos oitavos de final da CAN, depois de uma fase de grupos surpreendente onde assegurou o 1.º lugar do Grupo D com 7 pontos. Em declarações à 'BBC Sport', o médio Freddy atribuiu boa parte do mérito ao português Pedro Gonçalves, selecionador dos palancas desde 2019.
"Pedro Gonçalves é o melhor exemplo de como desenvolver o futebol em Angola. Pegou em jogadores que treinou nos sub-17 [o técnico foi selecionador desse escalão entre 2018 e 2019] e trouxe-os para a primeira equipa. Disse-me: 'Freddy, com estes jovens e os jogadores experientes, podemos fazer algo incrível'. Agora provou isso", elogia o veterano de 33 anos, com passagem por Belenenses e B SAD e que, atualmente, joga na Turquia. "Não é daqueles treinadores que pensa que sabe tudo. Ouve o que a equipa tem para dizer e dá-nos confiança. É uma pessoa muito boa e, taticamente, também é muito inteligente", acrescenta.
Fredy foi titular nos três jogos da fase de grupos e aponta a união da equipa como outro dos segredos para a boa campanha. "Respeitamo-nos mutuamente e temos uma excelente ligação", refere ao canal britânico. Internacional jovem por Portugal, o médio estreou-se pela seleção angolana em 2014 e nota uma clara evolução: "Muitos jogadores mudaram-se para o futebol europeu e, quando o fizeram, a mentalidade mudou. Começaram a acreditar mais e a tornar-se mais profissionais."
Quanto ao objetivos para a CAN, diz querer deixar os angolanos felizes: "As pessoas estão a dançar, a divertir-se. O país está com esse estado de espírito, mas a vida em Angola não é fácil. Estas vitórias dão felicidade às pessoas e isso deixa-nos orgulhosos. É a maior motivação que temos. Eu tive a sorte de ter crescido em Portugal, com uma vida diferente. Mas eu e os meus colegas sabemos que há pessoas que não têm pão para comer à noite. Se ganharmos, podem ir dormir felizes. Não é o ideal, mas sabemos que é uma ajuda."
Por RecordEm causa um vídeo que circula na Internet onde o guarda-redes Patrick Matasi é apanhado a discutir com um homem
Angola estreia-se a 22 de dezembro, diante da África do Sul
Treinador estava como interino e mereceu confiança da federação
Extremo do Leicester lesionou-se no duelo com Angola
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês