Victor Osimhen, craque da seleção da Nigéria que todavia não se encontra com a equipa na Líbia, deixou um apelo nas redes sociais para que os jogadores e restante equipa técnica regressem a casa em segurança.
"Estou desiludido com o tratamento injusto que os meus irmãos e treinadores estão a enfrentar num aeroporto da Líbia. Ações como esta vão contra o espírito do desporto. Deixo o meu apoio à minha equipa, sei que vão manter-se fortes, apesar destes obstáculos", começou por escrever o jogador do Galatasaray no Instagram, depois tomar conhecimento que o avião da equipa foi desviado para um aeroporto secundário na Líbia e que os jogadores não tiveram onde dormir.
"Apelo à Confederação Africana de Futebol e outros organismos de futebol que intervenham, os meus companheiros de equipa e treinadores ainda estão retidos no aeroporto na Líbia. Isto é desumano. Mantemo-nos juntos, mais fortes do que nunca", acrescentou.
Osimhen apoia a decisão do capitão da Nigéria, de não disputar o jogo, de apuramento para a CAN, inicialmente agendado para amanhã. "Esta estratégia da federação líbia já não é apenas um atraso, é uma tática internacional para enfraquecer e arruinar o moral dos jogadores. E começa mais a parecer uma situação de reféns. A segurança e o bem-estar dos meus companheiros de equipa e restante staff são o mais importante neste momento. O nosso capitão disse que não vamos disputar o jogo e apoio essa decisão, exceto se o encontro for deslocado para terreno neutro. Os meus irmãos e treinadores têm de regressar a casa em segurança, não somos criminosos nem prisioneiros."
A finalizar, reiterou o apelo: "Apenas posso imaginar como se devem sentir, passei por uma situação parecida nos meus tempos de sub-17. Isto é completamente injusto e desolador. Mais uma vez apelo à Confederação Africana de Futebol, ao governo da Nigéria e a outras entidades relevantes que intervenham e garantam o regresso deles a casa em segurança."
Por Isabel DantasEm causa um vídeo que circula na Internet onde o guarda-redes Patrick Matasi é apanhado a discutir com um homem
Angola estreia-se a 22 de dezembro, diante da África do Sul
Treinador estava como interino e mereceu confiança da federação
Extremo do Leicester lesionou-se no duelo com Angola
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional