_

Separados por um rio

Separados por um rio
• Foto: REUTERS

Um rio, o Rio Congo, separa grande parte do território dos dois países vizinhos que hoje se encontram para discutir a passagem às meias-finais da CAN’2015. Congo, a oeste, e República Democrática do Congo, a este, partilham nomes mas também uma história comum. Ambas são antigas colónias francófonas, de França e Bélgica, respetivamente, e ganharam a sua independência em 1960. A partir daí, seguiram-se lutas sucessivas pelo poder, golpes de Estado, guerras civis, quer num país quer no outro.

Apesar das semelhanças, há também rivalidades, com os congoleses do oeste a serem vistos pelos vizinhos como arrogantes, por se acreditarem superiores, apesar de pertencerem a um país 16 vezes mais pequeno do que a RD Congo (ex-Zaire) e com recursos económicos mais fracos.

PUB

É neste contexto que as duas seleções se vão defrontar hoje, o que acontece pela quarta vez numa fase final da Taça das Nações Africanas, com vantagem para a RDCongo, com duas vitórias e uma derrota.

Importante é o futebol

Numa tentativa de retirar a pressão que possa provocar o simbolismo deste encontro, o selecionador doCongo, o francês Claude Le Roy, direciona as atenções para o que realmente interessa.

PUB

“Para mim, o importante é o que acontecer no relvado. O que me interessa é o futebol, os 23 jogadores de cada seleção e as equipas técnicas que vão preparar este jogo. Tem de ser um prazer”, referiu ontem o treinador, de 66 anos, que até já orientou a RDCongo por duas ocasiões (2004-2006 e 2011-2013) e é um velho conhecedor do futebol africano, tendo vencido a CAN’1998 com os Camarões e jogado por seis vezes os quartos-de-final ao serviço de outras seleções. Hoje é a sétima vez.

CURIOSIDADES

- É apenas a segunda vez que o Congo chega aos quartos-de-final de uma CAN. A anterior foi em 1992, noSenegal, tendo então sido eliminado pelo Gana, ao perder por 2-1.

PUB

- Já a RD Congo está pela quinta vez nesta fase. E a única em que se apurou para as meias-finais, foi quando bateu os Camarões, por 1-0, em 1998, no Burkina Faso. Este ano, os congoleses estão nos “quartos” sem terem vencido um único jogo na fase de grupos, o que só aconteceu com a Guiné Equatorial (2015) e Mali (1972).

- O último duelo entre vizinhos para uma CAN foi há 40 anos. O Congo bateu a RD Congo por 2-1. Mas foi a única vitória, pois perdeu os outros dois jogos.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de CAN Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB