O médio David Costa, do Lens, foi dispensado no arranque do estágio da Seleção portuguesa de sub-21 para a fase final do Europeu da categoria, devido a lesão, comunicou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Em função de "um problema físico contraído recentemente", o médio dos vice-campeões franceses, de 22 anos, desfalca as opções do selecionador Rui Jorge, que começou esta tarde com a primeira fase de trabalhos para o torneio, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
A equipa das quinas apresentou-se com 23 dos 25 jogadores inicialmente convocados, sendo que o médio Fábio Vieira, dos ingleses do Arsenal, está autorizado a comparecer apenas em 14 de junho, quando o grupo se voltar a concentrar após um dia de folga e a lista já estiver definitivamente reduzida a 23 nomes, antecedendo a viagem para Tbilisi.
A 24.ª edição do campeonato da Europa de sub-21 vai ser disputada em três cidades da Geórgia e duas da Roménia, de 21 de junho a 8 de julho, com Portugal ainda em busca do seu primeiro êxito nesta categoria, após as derrotas nas finais de 1994, 2015 e 2021.
A equipa das quinas cumprirá os três desafios do Grupo A na capital da Geórgia, Tbilisi, sempre às 20h00 locais (17h00 em Lisboa), defrontando os anfitriões, que se estreiam na prova (21 de junho), a Holanda, campeões em 2006 e 2007, (24) e a Bélgica (27).
Portugal precisa de terminar numa das duas primeiras posições da 'poule' para aceder à fase seguinte do Europeu de sub-21, que reúne 16 finalistas pela segunda vez seguida e cuja decisão está prevista para 8 de julho, na Adjarabet Arena, em Batumi, na Geórgia.
Em disputa vão estar ainda três vagas para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, das quais se excluem a França, apurada automaticamente como anfitriã, e a Inglaterra, inelegível.
Lista dos 24 convocados:
- Guarda-redes: Celton Biai (V. Guimarães), Francisco Meixedo (FC Porto B) e Samuel Soares (Benfica).
- Defesas: Alexandre Penetra (Famalicão), André Amaro (V. Guimarães), Bernardo Vital (Estoril), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Marselha, Fra), Tomás Tavares (Spartak Moscovo, Rus) e Tomás Araújo (Gil Vicente).
- Médios: Afonso Sousa (Lech Poznan, Pol), André Almeida (Valencia, Esp), Fábio Vieira (Arsenal, Ing), João Neves (Benfica), José Carlos (V. Guimarães), Paulo Bernardo (Paços de Ferreira), Samuel Costa (Almería, Esp), Tiago Dantas (PAOK, Gre) e Vasco Sousa (FC Porto B).
- Avançados: Fábio Silva (PSV, Ned), Francisco Conceição (Ajax, Ned), Henrique Araújo (Watford, Ing), Pedro Neto (Wolverhampton, Ing) e Vitinha (Marselha, Fra).
Por LusaSelecionador elogia atitude
Perante um adversário a anos-luz, Seleção esmagou e lidera com 21-0 em golos
Equipa das quinas faz exibição irrepreensível no Europa Point e aproveita derrota da Rep. Checa na Bulgária para liderar de forma isolada o Grupo B na corrida ao Euro'2027
Quer sub-21 a ganhar em Gibraltar e a continuar sem sofrer golos
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Competição decorreu na Sérvia
Treinador português volta ao ativo um mês depois de ter deixado o cargo de selecionador de Angola