Entre os muitos títulos que Didier Deschamps venceu como jogador estão, por exemplo, um Europeu (2000) e um Mundial (1998). Isto para além das Ligas dos Campeões conquistadas primeiro ao serviço do Marselha e depois com a camisola da Juventus. São vários os troféus que o atual selecionador francês pode exibir e, segundo Dimitri Payet, uma das estrelas dos bleus, o técnico deve relembrar esses tempos de sucesso. Porquê? Segundo o atacante do West Ham, poderá ser uma inspiração para a vitória final neste Euro’2016.
"Deschamps ganhou muitos títulos como jogador, títulos importantes. Acho que pode ser uma vantagem para nós, jogadores, ter alguém no comando da seleção com tanta experiência", começou por assinalar o camisola 8 dos gauleses, fundamentando: "Ele sabe exatamente o que é preciso para ganhar, pois já venceu antes. Sabemos quão preciosos são os seus conselhos e esperamos que os possa continuar a dar, à medida que vamos avançando na competição."
Os elogios ao selecionador não se cingiram a Payet. Também Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa de Futebol, se mostrou confiante no sucesso da equipa no domingo, frente à Islândia, num encontro que em caso de vitória permite alcançar o objetivo mínimo estabelecido pelo dirigente, que passa por estar nas quatro melhores seleções.
"Não estou preocupado", sublinhou Le Graët, rematando: "Sei que Deschamps vai fazer tudo o que puder para vencer, pois é essa é a sua forma de trabalhar."
Sem comentar todos estas palavras, o técnico, de 47 anos, focou o discurso na necessidade de continuar a promover a competitividade no grupo dos 23. "Não estou preocupado em escolher os melhores 11, mas sim em ter um grupo capaz", defendeu.
Gianni Infantino recorreu às redes sociais para comentar a nova fase da vida do agora ex-internacional português
Selecionador do Azerbaijão sublinha que o futebol "perde um grande jogador"
Foi no dia 10 de julho que a Seleção Nacional fez história ao garantir o primeiro título de sempre do país
Quem não se lembra daquele golo de Eder?
Antigo treinador orientou o brasileiro no Real Madrid em 2006/07
Enzo Marques estava com a família em São João da Madeira quando um condutor subiu o passeio e atropelou 10 adeptos
Os detalhes de uma possível contratação de verão
Fotografia já se tornou viral
Com a derrota do St. Gallen, a equipa chegou ao título na véspera do seu 128.º aniversário
Fábio Medeiros e João Mesquita, da Livemode, em entrevista ao Negócios Record