O presidente da Federação da Polónia de futebol, o antigo internacional Zbigniew Boniek, garantiu esta quinta-feira que o português Paulo Sousa continuará a ser o selecionador, apesar da eliminação no Euro'2020.
"Falhámos desportivamente, não alcançámos os resultados que assumimos, mas Paulo Sousa mantém-se em funções, e esperamos que nos leve ao Mundial", disse a antiga 'estrela' do futebol mundial, em conferência de imprensa.
A Polónia foi eliminada do Euro'2020, na quarta-feira, quando a seleção orientada pelo ex-futebolista português Paulo Sousa terminou o Grupo E no quarto e último lugar, com um ponto, atrás de Suécia (seis), Espanha (cinco) e Eslováquia (três).
Nos três jogos na fase de grupos, os polacos perderam com a Eslováquia (2-1), empataram com a Espanha (1-1) e voltaram a perder na última jornada, com a Suécia (3-2).
"Não vamos mudar nada com remodelações e mudanças de treinadores", adiantou o líder federativo, justificando que Paulo Sousa "é muito bom treinador" e que trouxe uma nova dinâmica ao grupo.
O português foi anunciado como selecionador da Polónia em janeiro deste ano e à frente da seleção conseguiu uma vitória em oito jogos, em casa com Andorra (3-0), já na qualificação para o Mundial'2022.
No total, Paulo Sousa tem uma vitória, quatro empates, com Hungria, Rússia e Islândia, e três derrotas, com Inglaterra, e já no Euro'2020, com Eslováquia e Suécia.
"Ele consegue ter os jogadores com ele. Nunca vi um grupo assim, no que diz respeito a trabalho. É uma equipa completamente diferente", adiantou Boniek, acrescentando que trocar de selecionador, com a saída de Jerzy Brzeczek, "não foi um erro".
Na conferência, o responsável máximo da Federação disse ainda que "a derrota nunca é positiva", mas que não pode ser responsável pela forma de um ou dois jogadores.
"Em dois meses teremos mais jogos na qualificação para o Mundial, e devemos seguir em frente com otimismo. O futebol polaco tem-se desenvolvido em tantos aspetos, mas nos grandes torneios não temos alcançado o que queremos", disse ainda.
O Euro'2020, competição em que Portugal defende o título, foi adiado para este ano devido à pandemia de covid-19 e decorre até 11 de julho, em 11 cidades de 11 países diferentes.
“O jogo foi marcado quando eu não estava cá e, se cá estivesse, teria dito que preferia um adversário semelhante à Moldávia”, referiu o treinador luso, que já somou uma derrota (Rep. Checa) e um triunfo (Albânia) no novo cargo.
Algumas abrangem famílias... e adeptos
Federação reúne-se amanhã para analisar a rescisão do técnico e as medidas a tomar
Presidente da Federação polaca reforça que a contratação do treinador português "não foi um erro"
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze