Itália e Inglaterra qualificaram-se esta segunda-feira para as meias-finais do Mundial Sub-20, com os transalpinos a vencerem a Zâmbia, no prolongamento (3-2), e os ingleses a baterem o México (1-0).
Depois do apuramento sul-americano de Venezuela e Uruguai no domingo - dia em que Portugal foi eliminado pelos uruguaios no desempate por grandes penalidades (2-2, 5-4) -, hoje foram as seleções europeias a terem demonstrações de força.
O jogo entre Itália e Zâmbia obrigou a prolongamento, num duelo em que os africanos se colocaram cedo em vantagem, com um golo logo aos quatro minutos por Daka, e que se tornou ainda mais difícil para os italianos, com a expulsão de Pezzella, aos 43.
Apesar da contestação, o árbitro equatoriano Roddy Zambrano entendeu que o lateral esquerdo fez falta sobre Chilufya, num lance em que o avançado zambiano se isolava na direção da baliza.
Mesmo com menos um jogador, a Itália ainda empatou o jogo, por Orsolini, aos 50, e a nova vantagem da Zâmbia, por Sakala, aos 84, DiMarco respondeu para a 'squadra azzurra' com o 2-2 aos 88, levando o jogo para prolongamento.
Na meia hora adicional, e com menos um jogador desde os 43 minutos, foi Vido, aos 111 minutos, num canto apontado por DiMarco, a aparecer entre os centrais para fazer o 3-2 e qualificar a Itália.
O último semifinalista é a Inglaterra, a única equipa que não necessitou de recorrer a prolongamento ou penáltis para estar nas meias-finais, depois de vencer o México por 1-0, graças a um golo de Solanke, aos 47 minutos.
Os ingleses também tiveram que jogar reduzidos a dez jogadores, após Onomah ver o segundo cartão amarelo aos 72, mas conseguiu segurar a vitória e qualificação.
Nas meias-finais, agendadas para quinta-feira, os ingleses irão defrontar a Itália, enquanto o Uruguai, que é a equipa ainda em prova com melhor registo na competição, com duas presenças em finais (1997 e 2013), defrontará a Venezuela.
Sendo um palco de excelência para ver jovens jogadores em ação, vários dos mais importantes clubes do Mundo colocaram olheiros na Coreia do Sul
Consulte todos os números da prova
Golo de Calvert-Lewin deu vitória sobre Venezuela
A Itália subiu ao pódio no Mundial sub-20 na Coreia do Sul
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze