_
A Itália tem a presença no playoff de acesso ao Campeonato do Mundo de 2026 praticamente garantida, depois de ontem ter derrotado Israel por 3-0, mas o mesmo não se pode dizer sobre a fase final do torneio. Tendo isso em conta, Gennaro Gattuso, selecionador dos azzurri, fez ontem uma promessa a todos os adeptos italianos na conferência de imprensa.
"Só assumirei os créditos se atingir o meu objetivo, que é o apuramento para o Mundial. Caso contrário, vou viver para bem longe de Itália", disse o técnico italiano de 47 anos, que deixou vários elogios ao grupo de trabalho. "Gostei muito da equipa. Precisamos de melhorar em muitos aspetos, mas há outros pontos positivos. Gosto da vontade que os jogadores demonstraram em ajudar. Treinam sempre no máximo, dão-se bem uns com os outros. Tenho gostado muito dos nossos avançados, estão a fazer um trabalho incrível. E depois há a questão da mentalidade. Sabemos sofrer quando é necessário, mas também sabemos que temos muito trabalho pela frente."
Convidado a arriscar um adversário no playoff, Gattuso teceu um comentário peculiar. "Como é possível subestimar os adversários? O futebol mudou, mas como é possível fazer isso? Vi algumas pessoas a fazer previsões nos últimos dias, mas seria preciso um engenheiro nuclear para descobrir quem vamos defrontar [no playoff]. Rasguei os jornais. Não é uma questão de superstição, mas estava com muito medo [para o jogo de ontem]. Não se subestima ninguém", sublinhou o técnico, que acabaria por ter uma vitória tranquila.
Com o triunfo por 3-0, Itália manteve ontem o 2.º lugar do Grupo I, para já liderado pela Noruega (18/15). Na próxima jornada, disputada em novembro, a seleção italiana defronta o último classificado Moldávia (1 ponto) e tem caminho praticamente livre para garantir a presença no playoff de acesso ao Mundial'2026.
Recorde-se que o playoff de acesso para o Campeonato do Mundo é composto por 16 seleções: 12 segundos classificados dos grupos da fase de qualificação, juntamente com os quatro vencedores dos grupos mais bem classificados da Liga das Nações 2024/25 - que não tenham terminado a fase de grupos da qualificação europeia em 1.º ou 2.º lugares. Mas mais se acrescenta. As 16 seleções que participarem no playoff serão divididas em quatro caminhos, cada um com quatro seleções. Haverá meias-finais disputadas a uma mão e uma final, também ela decidida a um só jogo. Tudo isto acontecerá na janela internacional de março do próximo ano. De acordo com a FIFA, os jogos do playoff de acesso serão disputados entre 26 a 31 de março.
Médio do Bodø/Glimt elogia o jogador do Benfica e não teme a sua concorrência na corrida por um lugar no Mundial
Capitão do Sp. Braga vive grande momento de forma e alimenta sonho de voltar à Seleção
Guarda-redes alemão será intervencionado aos isquiotibiais
Médio sentia que "não conseguia respirar" no momento em que anunciou a retirada do futebol internacional
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Dono do Olympiacos e acionista maioritário do Rio Ave diz que queria "fortalecer" o emblema grego
Benfica perdeu com o Real Madrid em Lisboa e país não consegue marcar qualquer ponto neste arranque dos playoff
Avançado do Galatasaray recorda saída do clube italiano e reconhece que continua muito magoado