O Uruguai colocou-se na terça-feira a um ponto da fase final do Mundial'2026, ao vencer em casa a Venezuela por 2-0, na 16.ª e antepenúltima jornada da zona sul-americana de qualificação.
Rodrigo Aguirre, aos 43 minutos, de cabeça, após um canto marcado pelo leão Maxi Araújo, e Giogian de Arrascaeta, aos 47, com um pontapé de fora da área, selaram o triunfo do conjunto celeste, campeão mundial em 1930 e 1950.
Os uruguaios, que contam 14 presenças em Mundiais e falharam pela última vez a fase final em 2006, passaram a contar 24 pontos, mais seis do que os venezuelanos, que ocupam o sétimo lugar, de acesso a um playoff intercontinental.
Com este resultado, mais três seleções podem selar o apuramento na 16.ª jornada, o Brasil, se vencer em casa o Paraguai, os paraguaios, caso não percam em São Paulo, e o Equador, pontuando na deslocação ao Peru.
No primeiro embate da ronda, o Chile ficou, definitivamente, fora da corrida à fase final, ao perder por 2-0 na Bolívia, vencedora em El Alto com tentos de Miguelito, aos 10 minutos, e Enzo Montero, aos 90.
A Bolívia, que já esteve em três fases finais (1930, 1950 e 1994) reforçou o oitavo posto, com 17 pontos, apenas menos um do que a Venezuela, única seleção da América do Sul que nunca esteve na fase final.
A zona sul-americana é liderada de forma destacada pela Argentina, campeã mundial em título, que é, para já, a única seleção da CONMEBOL com lugar garantido no Mundial'2026.
A 23.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol realiza-se de 11 de junho a 19 de julho de 2026, no Canadá, Estados Unidos e México.
Cada federação será responsável pela definição de critérios e distribuição destes mesmos ingressos
País mais pequeno em competição vai jogar com a Alemanha, enquanto que a seleção inglesa defrontará a Croácia
Autoridades desconfiam do enriquecimento repentino de Claudio Tapia
Campeão europeu afirma, em entrevista ao Record Gaming, que ainda não viu um jogo da Seleção que o convencesse totalmente
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'