Rodrigo Aguirre e Arrascaeta selaram o triunfo do conjunto celeste
O Uruguai colocou-se na terça-feira a um ponto da fase final do Mundial'2026, ao vencer em casa a Venezuela por 2-0, na 16.ª e antepenúltima jornada da zona sul-americana de qualificação.
Rodrigo Aguirre, aos 43 minutos, de cabeça, após um canto marcado pelo leão Maxi Araújo, e Giogian de Arrascaeta, aos 47, com um pontapé de fora da área, selaram o triunfo do conjunto celeste, campeão mundial em 1930 e 1950.
Os uruguaios, que contam 14 presenças em Mundiais e falharam pela última vez a fase final em 2006, passaram a contar 24 pontos, mais seis do que os venezuelanos, que ocupam o sétimo lugar, de acesso a um playoff intercontinental.
Com este resultado, mais três seleções podem selar o apuramento na 16.ª jornada, o Brasil, se vencer em casa o Paraguai, os paraguaios, caso não percam em São Paulo, e o Equador, pontuando na deslocação ao Peru.
No primeiro embate da ronda, o Chile ficou, definitivamente, fora da corrida à fase final, ao perder por 2-0 na Bolívia, vencedora em El Alto com tentos de Miguelito, aos 10 minutos, e Enzo Montero, aos 90.
A Bolívia, que já esteve em três fases finais (1930, 1950 e 1994) reforçou o oitavo posto, com 17 pontos, apenas menos um do que a Venezuela, única seleção da América do Sul que nunca esteve na fase final.
A zona sul-americana é liderada de forma destacada pela Argentina, campeã mundial em título, que é, para já, a única seleção da CONMEBOL com lugar garantido no Mundial'2026.
A 23.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol realiza-se de 11 de junho a 19 de julho de 2026, no Canadá, Estados Unidos e México.
País mais pequeno em competição vai jogar com a Alemanha, enquanto que a seleção inglesa defrontará a Croácia
Autoridades desconfiam do enriquecimento repentino de Claudio Tapia
Campeão europeu afirma, em entrevista ao Record Gaming, que ainda não viu um jogo da Seleção que o convencesse totalmente
Loucura em Miami para o duelo da 3.ª jornada do Grupo K da prova
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'