Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H
Grupo I
Grupo J
Grupo K
Grupo L

«Com o que está a acontecer no Mundial, o mais importante será a valorização de Stephen Eustáquio. No FC Porto ou não...»

Treinador responsável pela estreia do jogador no futebol sénior fala da "luz que ilumina" o luso-canadiano

Seguir Autor:

Stephen Eustáquio
Stephen Eustáquio • Foto: AP
Adicione como fonte preferencial no Google

O treinador responsável pela estreia de Stephen Eustáquio no futebol sénior realçou que o golo decisivo que marcou pelo Canadá no Mundial'2026 reflete a "luz que o ilumina".

"O sucesso do Stephen deve-se, sobretudo, ao seu talento, à sua resiliência, à sua humildade e ao grande caráter. O golo marcado à África do Sul é o reflexo da luz que o ilumina", afirmou Francisco Mota à agência Lusa, técnico que lançou Eustáquio n'Os Nazarenos.

No domingo, o luso-canadiano apontou, já em período de compensação, o golo que permitiu ao Canadá bater a congénere de África do Sul, por 1-0, e apurar-se pela primeira vez para os oitavos de final do maior torneio de seleções do mundo.

O médio do FC Porto, que na segunda metade da época passada esteve cedido aos norte-americanos do Los Angeles FC, aproveitou uma sobra à entrada da área para desferir um remate colocado e, dessa forma, qualificar o Canadá para a etapa seguinte, na qual defrontará Marrocos.

"É um grande orgulho. Para os portugueses e, especialmente, para os nazarenos, que já estão habituados a verem alguns dos seus conterrâneos a ter sucesso e que também estão a vibrar com este feito do Stephen", enalteceu.

Nascido em Ontário, no Canadá, em 21 de dezembro de 1996, o atual capitão do Canadá mudou-se para a Nazaré ainda em tenra idade, tendo crescido na vila do distrito de Leiria.

O sucesso do Stephen deve-se, sobretudo, ao seu talento, à sua resiliência, à sua humildade e ao grande caráter
Francisco Mota

Treinador

Ali começou a jogar futebol, antes de seguir para os iniciados da U. Leiria, que representou até ao primeiro ano de júnior.

Na época 2013/14, no entanto, Eustáquio tomou uma decisão pouco comum: abdicou de competir na I Divisão Nacional de juniores pelos leirienses para jogar meia época pel'Os Nazarenos, equipa que competia no principal campeonato da Associação de Futebol de Leiria e pela qual apontou um golo em 17 jogos.

"Embora não tivesse idade sénior, não hesitei em colocá-lo no plantel. A maturidade que evidenciava já era muito à frente", recordou o treinador, que o descreve como alguém que joga "de forma prática e simples".

Realça ainda a importância que Eustáquio assume em diversos momentos do jogo, como o facto de, quando em posse de bola, estar sempre em movimento para criar linhas de passe, deter uma excelente visão de jogo, ser dotado de uma grande qualidade de passe curto e longo e, ao mesmo tempo, ter um remate forte e colocado.

"Como ser humano é simplesmente fantástico", atirou ainda o técnico de 60 anos.

Eustáquio rumou depois ao Torreense, no qual terminou a formação e se afirmou como sénior, seguindo-se Leixões, Chaves, Cruz Azul (México), Paços de Ferreira e FC Porto, este último pelo qual conquistou os títulos mais importantes da carreira, antes de um empréstimo ao emblema norte-americano.

Sobre o futuro, e desejando "sempre o melhor", o antigo treinador de Stephen Eustáquio considera que a prestação do médio no Mundial poderá ser fundamental.

"Com o que está a acontecer no Mundial, o mais importante será a valorização dele. No FC Porto ou não, terá sempre uma janela de oportunidades, que fará com que possa prosseguir a sua bela carreira a um grande nível", antecipou Francisco Mota.

Nos oitavos de final, o Canadá defrontará a congénere de Marrocos, num duelo marcado para o dia 4 de julho, às 18H de Lisboa, à procura de ampliar uma prestação que já está inscrita no livro das melhores memórias daquela seleção.

1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo