Lote de equipas asiáticas está quase fechado
A Austrália tornou-se esta terça-feira na oitava seleção a qualificar-se para o Mundial'2026, ao acabar no segundo lugar o Grupo C da terceira fase de qualificação da zona asiática, que hoje concluiu com Omã a garantir a quarta ronda.
Num apuramento continental que tinha quase tudo resolvido antes da 10.ª e derradeira jornada, faltava apurar os australianos, que foram vencer a Arábia Saudita, por 2-1, a Jeddah.
Os 'socceroos' até podiam perder por quatro para se apurarem, mas levaram a melhor ante os sauditas, graças a golos de Metcalfe, aos 42', e Duke, aos 48', numa reviravolta ao tento de Alobud, aos 19.
Contas feitas, a equipa da Oceânia, mas que cumpre a qualificação na Ásia, juntou-se a Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia e Uzbequistão no lote de apurados diretamente deste continente, e a Argentina (América do Sul) e Nova Zelândia (Oceânia) no globo.
eNa 'poule' C, o Japão fechou com 23 pontos e na liderança, tendo hoje vencido por 6-0 a Indonésia, que segue para a quarta fase de apuramento, ao ser quarta, com 12 pontos, menos um do que a Arábia Saudita, igualmente apurada para a próxima ronda.
De fora ficaram a China e o Bahrain, que concluiu a perder por 1-0 ante os chineses.
No Grupo A, avança o Irão em primeiro, tendo hoje vencido por 3-0 a Coreia do Norte, com um dos golos do ex-FC Porto e Rio Ave Taremi, e Uzbequistão, vencedor também por 3-0 ante o Qatar, que segue para a quarta fase, com os Emirados Árabes Unidos, que foram ao já eliminado Quirguistão empatar a uma bola.
No Grupo B, faltava definir um dos postos da próxima ronda, e o empate 1-1 permitiu a Omã manter o ponto de vantagem em relação à Palestina, que se queda de fora com o Kuwait.
Seguem em frente, para o torneio na América do Norte, a Coreia do Sul, que bateu por 4-0 o Kuwait, e a Jordânia, mesmo com derrota por 1-0 em casa do Iraque, a caminho da quarta ronda.
Nesta fase, a derradeira chance de apuramento, serão definidas mais três equipas na fase final, no caso os vencedores de cada 'poule' de três seleções, agendadas para outubro.
Scaloni vai apostar em novos rostos nas próximas partidas
Dorival Júnior e os adjuntos vão assistir a jogos e treinos em quatro países
Avançado terá na altura 34 anos
Técnico mexicano de 56 anos confirmado como líder da formação