Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H
Grupo I
Grupo J
Grupo K
Grupo L

«Não consideramos que tenha sido um erro do árbitro ou do VAR»: FIFA 'iliba' João Pinheiro

No polémico caso de identidade trocada no Argentina-Suíça que envolveu Breel Embolo, que acabou por ser expulso por acumulação de cartões amarelos

Seguir Autor:

Arbitragem de João Pinheiro no Argentina-Suíça está a ser muito criticada
Arbitragem de João Pinheiro no Argentina-Suíça está a ser muito criticada • Foto: AP
Adicione como fonte preferencial no Google

Depois de o IFAB ter alertado na segunda-feira, através de uma circular interna, que a regra da 'identidade trocada' , a FIFA veio esta terça-feira ilibar João Pinheiro da polémica decisão tomada pelo árbitro português no Argentina-Suíça que deu origem à expulsão de Breel Embolo.

Em nota publicada, um porta-voz do organismo que tutela o futebol mundial sublinhou as indicações do IFAB, porém, ressalvou que a decisão de João Pinheiro ou do VAR não pode ser avaliada como tendo sido "um erro" por parte da equipa de arbitragem.

"A interpretação da FIFA relativamente ao 'Erro de Identidade' foi aplicada de forma consistente durante o Campeonato do Mundo da FIFA. Ocorreram dois casos em que um jogador foi erradamente identificado como tendo cometido uma infração punível com cartão amarelo e o VAR aconselhou o árbitro a corrigir o erro factual provocado pela simulação do adversário. A simulação em si não pode ser contestada e não deve resultar numa sanção disciplinar contra um adversário que possa, posteriormente, conduzir a consequências adicionais, como uma expulsão por acumulação de cartões amarelos ou uma suspensão por cartões acumulados", começou por esclarecer o organismo.

E concluiu: "Não consideramos que isto tenha sido um erro do árbitro ou do VAR e a decisão repôs a justiça. Registamos os comentários da IFAB na sua Circular, mantivemo-nos em contacto com eles ao longo de todo o processo e confirmaram que esta interpretação é válida, que foi bem acolhida e que fará parte da discussão sobre as revisões ao Protocolo do VAR, conforme debatido na última Assembleia Geral Anual."

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo