Playoff intercontinental do Mundial'2026: formato explicado e as cidades que irão receber os jogos

Entre 23 e 31 de março, seis seleções de cinco confederações irão disputar as duas últimas vagas no torneio

O troféu do Mundial
O troféu do Mundial • Foto: EPA

A FIFA divulgou, esta quarta-feira, que as cidades mexicanas de Guadalajara e Monterrey irão receber o playoff intercontinental de acesso ao Campeonato do Mundo de futebol de 2026. Através da sua página oficial para os media, mas também através do perfil oficial do presidente Gianni Infantino na rede social Instagram, o organismo que tutela o futebol mundial informou que nesta fase, que irá decorrer entre os dias 23 e 31 de março, ficarão definidas as duas últimas seleções - do lote total de 48 - que irão marcar presença no torneio que se realizará nos Estados Unidos da América (EUA), Canadá e México.

"É um prazer confirmar que Guadalajara e Monterrey serão as sedes do Torneio de Qualificação inaugural para o Campeonato do Mundo da FIFA 2026, que será realizado de 23 a 31 de março de 2026, onde serão disputadas duas das últimas vagas para o primeiro Mundial da FIFA com 48 equipas. Seis seleções nacionais de cinco confederações irão competir no Estádio Guadalajara e no Estádio Monterrey, dois palcos de nível mundial que também sediarão jogos durante o próprio Campeonato do Mundo. Estes estádios emblemáticos são o cenário perfeito para aquilo que promete ser um evento emocionante, cheio de paixão, drama e entusiasmo", começou por escrever o dirigente nas redes sociais, terminando: "Este torneio de qualificação oferece aos fãs a oportunidade de fazer parte de jogos históricos em cidades e estádios de primeira linha antes do evento principal, que começará em pouco menos de três meses no México, Canadá e Estados Unidos."

De recordar que neste playoff intercontinental irão participar Iraque (Confederação Asiática de Futebol), Bolívia (Conmebol), República Democrática do Congo (Confederação Africana de Futebol), Nova Caledónia (Confederação de Futebol da Oceânia), Jamaica e Suriname (Concacaf).

O sorteio decorrerá já esta quinta-feira em Zurique, Suíça, e terá início às 12 horas de Lisboa.

Como funciona o playoff intercontinental

Tendo em conta a expansão do número de participantes no torneio, a FIFA teve de reformular os modelos de acesso à fase final. Este playoff intercontinental, que, tal como já sublinhámos, conta com seis seleções de cinco confederações será realizado em formato de jogo único com duas eliminatórias: meia-final e final.

Nas finais, estarão já presentes as duas seleções, destas seis, que estão melhor colocadas no ranking da FIFA. A última atualização antes do arranque oficial da fase final do Mundial'2026 definiu que esses dois países são Congo e Iraque. Assim, as outras quatro seleções (Bolívia, Nova Caledónia, Jamaica e Suriname) irão defrontar-se nas meias-finais, sendo que as últimas duas não poderão defrontar-se nesta fase por pertencerem à mesma confederação - a Concacaf.

Assim sendo, os vencedores das meias-finais 1 e 2 irão defrontar Congo e Iraque na final do playoff intercontinental. Os vencedores da final 1 e 2 seguirão para a fase final do Campeonato do Mundo, que se disputa entre 11 de junho e 19 de julho.

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Mundial 2026
Notícias
Notícias Mais Vistas