Pode bater recorde: Steve Clarke fica mais 4 anos ao leme
Treinador escocês radiante com decisão a federação escocesa
O treinador da Escócia, Steve Clarke, assinou um novo contrato antes do Campeonato do Mundo que poderá prolongar o seu mandato rumo a um recorde de 11 anos.
O novo contrato de Clarke, com a duração de quatro anos, foi concluído na quinta-feira e estende-se até ao Campeonato do Mundo de 2030 e inclui o Campeonato da Europa de 2028, que a Escócia irá organizar juntamente com a Inglaterra, o País de Gales e a Irlanda.
"Sinto-me verdadeiramente honrado por liderar a minha equipa no nosso primeiro Campeonato do Mundo masculino em 28 anos e estou orgulhoso por continuar como treinador principal", afirmou Clarke num comunicado da Federação Escocesa de Futebol.
O Campeonato do Mundo, no próximo mês, em que a Escócia jogará num grupo com o Brasil, Marrocos e Haiti, era amplamente esperado até às últimas semanas como a despedida de Clarke, de 62 anos.
A qualificação para o Campeonato do Mundo em novembro passado - selada por uma vitória emocionante por 4-2 sobre a Dinamarca em Glasgow - restaurou a popularidade de Clarke junto dos adeptos, depois da equipa ter tido um desempenho fraco no Euro’2024.
O antigo defesa do Chelsea, contratado em 2019, é já o treinador mais bem sucedido de sempre da Escócia, tendo-se qualificado para três grandes torneios.
O treinador com maior longevidade da Escócia é Craig Brown, que esteve 8 anos no cargo e levou a equipa escocesa ao Campeonato do Mundo de 1998.
Em oito participações anteriores no Campeonato do Mundo, a Escócia nunca passou da fase de grupos.
Autor: Associated Press
Mundial